Dinheiro x emoção: 2 livros para melhorar suas decisões financeiras
Dinheiro x emoção: 2 livros para melhorar suas decisões financeiras
A Anbima elegeu dois livros sobre finanças comportamentais para te ajudar a entender melhor sua relação com o dinheiro
Rápido e devagar: duas formas de pensar, de Daniel Kahneman
Com uma linguagem simples, o livro ajuda a entender como a mente funciona na hora de tomar decisões. O autor apresenta duas formas de pensar, como diz o título: uma forma rápida e intuitiva, ligada e emoção, e outra mais devagar e lógica, voltada para e racionalidade.Essa separação causou impacto em diversas áreas. A ideia de que o homem e essencialmente racional foi colocada em xeque ao apresentar intuitivas em nossas decisões.
Falo das características do pensamento intuitivo e do deliberado como se fossem tr os e disposições de dois personagens em sua mente, escreve o autor na introdução do exemplar. Ao entender essas duas maneiras, e possível identificar, compreender e nos proteger de ciladas que nossa mente prega. As teses que permeiam o livro deram ao autor o Prêmio de Economia de 2002.
Previsivelmente irracional, de Dan Ariely
Apesar de acharmos que nossas decisões são racionais, o autor mostra que nem sempre e assim. O livro mostra como nossas emoções possuem grande influé ncia sobre as decisões que tomamos e o nosso comportamento. Quem nunca foi ao cinema, pediu pela pipoca pequena, mas mudou de ideia rapidamente quando a atendente disse que a maior era apenas R$ 0,50 a mais? Ou, então, mas no primeiro convite para um happy hour deixou a academia para o dia seguinte? Pois é, essas são algumas escolhas que parecem racionais, mas não são.
Ariely diz: “meu objetivo, no final deste livro, e ajudé -lo a repensar profundamente sobre o que faz mover as pessoas que o rodeiam. Espero poder conduzi-lo a conclusões apresentando-lhe um vasto leque de experié ncias científica s, descobertas e situações caricatas que são, em muitos casos, divertidas. Quando reparar que certos erros que cometemos são sistemé ticos, como os repetimos vez após vez, julgo que poderé come ar a perceber como evité -los.
O autor e professor de psicologia e de economia comportamental. Nasceu em Nova Iorque e ensina na Universidade de Duke, sendo o fundador de The Center for Advanced Hindsight.//