11 dicas para fazer as compras de Natal pela internet com seguran a
Comprar na internet vem ganhando mais adeptos, já que a variedade de produtos e a comodidade na hora da compra é bem maior. Nessa é poca de fim de ano então, é uma é tima saé da para fugir da multidão que vai é compras em lojas e shoppings.
Mesmo assim é preciso estar atenta e comprar em sites confié veis. Para manter sua segurané a na hora da compra, veja dez dicas do site do Procon, é rgé o de defesa do consumidor:
1 já Prefira comprar em sites que tenham lojas fé sicas na sua cidade, assim, se houver problemas você pode ir até a loja reclamar.
2- Verifique a reputação do site no Google e em sites de reclamação. Se a loja não for confié vel, haveré reclamações dos consumidores.
3-Não faé a compras e nem forne a dados pessoais ou do seu cartão de crédito quando estiver em computadores pé blicos ou em lan houses.
4- Fique atenta aos prazos de entrega após a confirmação do pagamento. Prefira sites em que você pode acompanhar a situação da entrega por meio do seu cadastro.
5- Não compre agora presentes de Natal em sites que vendem produtos da China, pois o prazo de entrega do produto é, em média, 90 dias.
6- Verifique se a loja possui conexé o de segurané a nas páginas em que são informados dados pessoais do cliente como nome, endere o, documentos, número do cartão de crédito, geralmente essas páginas são iniciadas por https://e o cadeado ativado (é cone amarelo em uma das extremidades da pé gina).
7- Salve e imprima os passos da compra e os e-mails de confirmação. Não esque a de guardar todos os comprovantes de pagamento.
8- Principalmente em produtos eletrônicos e informé tica, desconfie de ofertas fora do comum e descontos milagrosos. Nunca feche a compra sem verificar a confiabilidade
do site.
9- Antes de comprar, veja como reclamar, devolver ou trocar o produto, caso for necessério. Informações como garantia e assistância té cnica também devem ser checados.
10- Se você não gostar do produto ou ele vier com algum defeito, você tem o direito de desistir da compra sete dias após o dia que em recebeu o produto.
11- Ainda está na dé vida? Ligue para a central da atendimento da loja, verifique se ela tem endere o. No site, observe informações como razé o social, CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal. Com isso, é mais fácil localizar a empresa em caso de problemas.