5 dicas para a educação  financeira dos filhos
20/07/16

5 dicas para a educação financeira dos filhos

2014-09-17-mesada

O mar não está pra peixe. Até as crianças notam que a economia não vai be, que devemos economizar e aprender a lidar com a crise hé drica e de energia. Sempre vejo as situações como já um copo meio cheio por isso, digo aos pais que aproveitem a deixa deste período ruim da economia para ensinar aos pequenos o valor da organização e planejamento financeiro. Você tem bons motivos para investir na educação financeira dos seus filhos, acompanhe:

  1. Uma boa conversa

A infé ncia é um período maravilhoso em que as preocupações são mé nimas, isso é é timo e deve ser respeitado. Mas não impede pais e mões de explicarem que o brinquedo e a casa já custa dinheiro já e precisa trabalhar para consegui-lo.é Aos poucos a criança entenderé que não é possé vel ter tudo o que se deseja.

  1. Responsabilidade

Lidar com dinheiro faz com que a criança desenvolva senso de responsabilidade, com certeza esta é a melhor é poca para ter este aprendizado, melhor agora do que aos 18 anos, se endividando. Por isso, procure saber o que foi feito com o dinheiro do lanche, aquele troquinho que o avé deu e a mesada.

  1. Planejamento

Quando a criança já estiver apta para receber mesada, converse sobre o que vai fazer com o dinheiro, explique que ela pode conquistar algo maior se guardar uma parte do dinheiro. Mas dé liberdade de escolha, é importante que elas aprendam com suas pré prias experié ncias.

  1. Poupar

Quem aprende a poupar na infé ncia tem mais facilidade para lidar com dinheiro na vida adulta, evita dívidas e compra seus bens com mais facilidade.é Além de incentivé -lo a poupar parte da mesada, ter uma poupané a em nome dele vai ajuda-lo a conquistar seus objetivos futuramente.5 dicas para a educação financeira dos filhos

  1. Você é o espelho

Não importa o que você diga, suas atitudes sempre vé o falar mais alto, por isso, vale repensé -las em prol do seu filho (e da sua saúde financeira também). Criané as são como esponjas, absorvem tudo, e se você já sofreu com as finanças desorganizadas aposto que não deseja o mesmo para seu filho.

A educação financeira é tão importante quanto os outros aspectos da educação, poré, pouco estimulada.é Converse com seus filhos sobre dinheiro, veja como ele vé o aspecto financeiro na vida familiar. O dinheiro faz parte da rotina, provavelmente ele tem algo a dizer.