5 dicas para usar bem o cartão de crédito
Faça do seu cartão de crédito o seu melhor amigo, não o seu pior inimigo. Confira as dicas:
Nunca é tarde para aprender a lidar melhor com nossas finanças. Então, vamos começar pelos nossos cartões de crédito. Assim como eles facilitam a vida, concentrando os pagamentos em uma mesma data ou permitindo o acumulo de benefícios como descontos em empresas parceiras, os cartões podem acabar com a vida financeira de uma família. Isso porque as taxas de juros são as mais caras ofertadas pelo mercado: 292% ao ano, de acordo com dados do Banco Central. Ainda assim, a pesquisa “Perfil do Consumidor”, da Boa Vista SCPC, aponta o meio de pagamento como o mais utilizado neste primeiro semestre de 2018 ao se financiar uma compra, mencionado por 49% dos entrevistados.
Inicie sua jornada de educação financeira seguindo essas orientações simples:
1 – TENHA SOMENTE UM
A tentação de ter vários cartões com os motivos de ter datas diferentes de vencimento e limites maiores pode ser uma armadilha. As pessoas geralmente esquecem os gastos que fazem em um e no outro. Então, é melhor ser simples: tenha um cartão e organize-se para que todos os gastos caibam no limite mensal dele.
2 – USE OS APLICATIVOS
Todas as operadoras de cartão oferecem ao seu cliente uma versão para acompanhar os gastos via aplicativos para smartphones e tablets. Use! Mesmo que no início seja difícil criar o hábito de acompanhar, com o tempo você terá o controle financeiro de seus gastos na palma da mão.
3 – DEIXE O CARTÃO EM CASA
Esse é um conselho para você que não resiste a uma promoção. Muitas vezes, mesmo sem dinheiro, as pessoas compram algo só porque está na promoção. Nessas horas ter um cartão de crédito é quase portar uma arma. Por isso, para não cair na tentação, saia de casa sem o cartão sempre que possível.
4 – NEGOCIE AS TAXAS
Como a maioria das anuidades são parceladas, às vezes você está pagando um valor alto pelas taxa administrativa e nem está sabendo. Por isso, ligue para sua operadora e negocie descontos. Sempre é interesse em ambas as partes que o melhor negócio seja feito e quase todas as operadoras trabalham com um limite de negociação.
5 – CONSIDERE COMPRAR À VISTA
Sabemos que essa é a dica mais difícil, mas será mesmo que você precisa comprar tudo no usando o cartão de crédito? Essa pergunta é necessária, porque muitos usuários possuem limites altos e acabam perdendo o “fio da meada” nos gastos de menor valor. Prefira, então, sempre pagar à vista. Assim, você sentirá quando o dinheiro estiver acabando.