21/02/14

8 li es para economizar em viagens

 A regra número um para economizar durante as férias é fazer uma viagem planejada. Isso quer dizer que, se você pretende economizar, nada pode ser deixado para a última hora. Segundo o consultor financeiro Augusto Sabóia, o ideal é planejar-se no maior espaço de tempo possível. “Quanto mais tempo você te, mais tempo tem para pesquisar”, afirmou. O especialista deu algumas dicas e sugeriu um passo a passo para conseguir boas oportunidades e não se encher de dívidas.

Defina o seu perfil
A primeira coisa que deve ser feita é definir como você gostaria que fosse a viagem e como é o seu estilo. Você jamais aceitaria fazer um mochilão, por exemplo? Você se importaria em ficar em um albergue para gastar menos? Determine como as suas férias devem ser e assim será possível prever o quanto você irá gastar e o quanto deverá poupar.

Faça um roteiro
Colocar no papel o passo a passo da viagem é fundamental para enxergar por onde a economia deve começar. Liste uma média de quanto pretende gastar por dia.

Museus e teatros

Conseguir o maior número de informações possíveis sobre os lugares que você planeja visitar é fundamental. Nessa hora, vale entrar no site do estabelecimento ou até pesquisar sobre o local nas redes sociais. “Há determinados dias da semana que alguns museus são grátis, mas a maioria vai no dia em que o museu é pago simplesmente porque não entrou no site [do local]", afirma Sabóia.

Selecione bons voos
Com antecedência, é possível comprar passagens bem mais baratas. Dê preferência para voos com escalas ou feitos durante a madrugada, que costumam ter tarifas mais baixas.

Reserve sua hospedagem com antecedência
Também é possível economizar na hospedagem durante a viagem. Para obter o melhor preço, não basta apenas olhar os valores das diárias, uma boa dica é fazer a reserva o quanto antes. Se você for passar muito tempo longe do hotel, não vale a pena investir muito dinheiro com a hospedagem.

Pesquise qual é a melhor forma de se locomover
Cada país tem uma maneira mais fácil e mais barata para se transportar. Segundo Sabóia, nos Estados Unidos, o custo-benefício do aluguel de um carro é maior; enquanto na Europa, o metrô e o trem valem mais a pena. Pesquise.

Poupe um pouco por mês
Se planejar para comprar moeda estrangeira também é importante. Para Sabóia, o ideal é ficar sempre de olho na cotação e comprar um pouco de dinheiro todo o mês. “Compre e deposite em um cartão pré-pago”. Se valer a pena, economize e deixe para comprar roupas e presentes durante a viagem também.

Carteira mista
De acordo com Sabóia, o ideal é levar uma parte do dinheiro que será utilizado na viagem em espécie e a outra parte no cartão pré-pago. Com o roteiro em mãos, defina a quantidade que será necessária levar em dinheiro vivo – essa é uma boa forma de se livrar da taxa de 6,38% do IOF (Imposto sobre operações financeiras) que incide sobre os cartões de débito e crédito.