Importância da Educação Previdencié ria
A necessidade da educação financeira e previdenciária
A pesquisa nacional realizada em 2008 pelo Instituto Data Popular, encomendada para medir o nível de entendimento de assuntos financeiros por parte da população brasileira, evidenciou que apenas 31% da população preocupam-se com a previdência, mas, somente 13% dos brasileiros possuem algum plano de previdência complementar.
Esta mesma pesquisa concluiu que 36% dos brasileiros se consideram gastadores e o que dizem saber sobre finanças, não utilizam na prática. Além disso, constantemente postergam a decisão sobre aposentadoria.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) de 2007, realizada pelo IBGE, revelou o aumento do número de trabalhadores brasileiros protegidos pelo sistema previdenciário público. Segundo a pesquisa, 51,3% da população economicamente ativa, com idade acima de 10 anos, contribuem para a Previdência Social. Em 1992, a cobertura previdenciária era de apenas 43,6%. Pela primeira vez o número de contribuintes foi maior do que o de não contribuintes. O percentual registrado em 2007 representa um aumento no número de trabalhadores protegidos de 5,7% em relação ao ano de 2006.
Atribui-se o bom resultado ao recente crescimento econômico e ao aumento da formalização no mercado de trabalho.
Leia mais no Anexo abaixo