20/12/12

O novo aposentado planeja aposentadoria complementar

A imagem de um aposentado com idade avançada, gastando o tempo em frente a uma televisão e de pijama pela casa é algo que cada vez mais fica no passado. O aumento da expectativa de vida somado às conquistas e ao avanço da medicina faz com que os brasileiros se aposentem mais jovens e com muita disposição.

Para a psicóloga Tânia Papas, do Distrito Federal, tanto a literatura quanto a prática apontam que o ideal para fazer do momento da aposentadoria uma etapa prazerosa é realizar uma preparação. “Não basta ter sonhos distantes. É preciso que o profissional, antes de se aposentar, se organize. É fundamental pensar nas finanças, conversar com a família sobre o novo momento que está por vir. É preciso pesquisar sobre cursos e atividades que poderá fazer e que anteriormente não tinha tempo devido aos compromissos profissionais. A aposentadoria tem tudo para ser um momento proveitoso, mas é imprescindível uma preparação”, recomenda Tânia.

O fisioterapeuta Otavio Furtado comenta que de cinco anos para cá percebe a mudança de comportamento e de perfil de seus pacientes. “Antes os pacientes da terceira idade chegavam à clínica por recomendação médica, quando o problema já estava presente. De uns anos para cá percebo que as pessoas chegam buscando atividades como Reeducação Postural Global (RPG) e Pilates como ações preventivas. Elas aproveitam o tempo para cuidarem da saúde”, diz Furtado.
O especialista em educação financeira Antonio De Julio, da MoneyFit, alerta que manter o padrão de vida de antes de aposentado é difícil, ainda mais com os juros em queda no país. “É essencial, por exemplo, contar com uma previdência complementar, pois o INSS tem um teto que limita a renda do aposentado”, alerta. De Julio diz que tem visto as pessoas acharem que a previdência social dará conta do recado, e para ele esse pensamento é motivo de preocupação. “Alguns fazem uma segunda previdência, mas nem sempre sabem exatamente o que estão fazendo, o quanto precisam colocar por mês”, detalha.

Estudar, planejar e se preparar é o caminho para uma aposentadoria saudável sob a ótica da saúde física, emocional e financeira.