10/07/12

Compra e financiamento de imé veis por Gustavo Cerbasi

 

Moderador fala para a plateia: Boa tarde a todos. O consultor e administrador financeiro Gustavo Cerbasi, autor do livro ‘Casais Inteligentes Enriquecem Juntos’, é o convidado do chat de Casa e Jardim. Quer comprar uma casa ou apartamento e tem dúvidas sobre os financiamentos? Envie agora suas perguntas. 

Gustavo Cerbasi fala para a plateia: Muito obrigado, é um prazer participar desse bate-papo da revista Casa e Jardim

Moderador apresenta a mensagem enviada por Yuri: Qual a diferença entre o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI) e o Sistema Financeiro da Habitação (SFH)? Qual o mais vantajoso? 
Gustavo Cerbasi responde para Yuri:
 Na verdade, não é simples responder qual é o mais vantajoso. A diferença entre o SFI e o SFH é a maneira de captar os recursos. O SFH é a linha de crédito mais popular, mais comu, que tem como fonte de recursos as cadernetas de poupança. Quem tem acesso ao SFH vai encontrar taxas mais baixas. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Joana: Vale a pena investir em um consórcio de imóveis? Quais são as vantagens dele? 
Gustavo Cerbasi responde para Joana:
 Consórcio de imóveis não é um investimento, é uma forma de consumo para as pessoas que não têm dinheiro em mãos. O financiamento sai um pouco mais caro, mas o imóvel já fica disponível para o usuário. No consórcio, a pessoa precisa ser contemplada para ter acesso à carta de crédito. Ou dar o lance. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Tiago: Boa tarde, eu gostaria de saber qual a taxa de juros mensal considerada razoável para um financiamento de 20 anos. 
Gustavo Cerbasi responde para Tiago:
 Razoável é a menor possível. Hoje a pessoa vai encontrar juros da ordem de 7% a 9% para imóveis mais populares. O problema não está na taxa de juros. O que acaba saindo caro é o prazo da operação. Eu recomendo sempre às pessoas que têm oportunidade de acessar a simulação do financiamento fazê-lo para ver o valor. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Jorge: Nos dias de hoje, você diria que é mais vantajoso pagar aluguel ou buscar um financiamento? 
Gustavo Cerbasi responde para Jorge:
 Nos meus livros, eu costumo dizer que o aluguel é mais vantajoso para as classes média e média alta. Quanto mais alto o preço do imóvel, mais vantajoso o aluguel. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Felipe_Machado: Você acha que é imprescindível um casal possuir um imóvel próprio? Quais as vantagens ou desvantagens no seu ponto de vista? 
Gustavo Cerbasi responde para Felipe_Machado:
 Imprescindível não é. Acho que é uma questão de escolha de vida. Mas a pessoa não pode cultivar a vida toda a ilusão de que vai viver de aluguel. A partir de um certo momento na vida, as pessoas têm vontade de adquirir um imóvel, de criar raízes. É importante fazerem esse planejamento. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Mileny: Gostaria de saber se vale a pena fazer um financiamento para aquisição de terreno e construção. 
Gustavo Cerbasi responde para Mileny:
 Sim. Comprar um terreno e construir a moradia é a forma mais econômica de ter a casa própria. Existem várias linhas de financiamento para obra, construção. Para quem tem oportunidade de construir, tem um terreno, é interessante observar as linhas de financiamento. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Joana: Ainda vale a pena viver da renda de imóveis? 
Gustavo Cerbasi responde para Joana:
 A renda de aluguel é relativamente baixa. Mas se a pessoa fizer uma boa escolha de carteira de imóveis, aí vale a pena. Para quem pensa em fazer renda, é interessante procurar imóveis mais baratos. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Leandro: Minha pergunta se assenta na questão da especulação imobiliária. Ela é causada pela expansão do crédito imobiliário ou pelo aumento da renda? 
Gustavo Cerbasi responde para Leandro:
 É importante entender que a especulação imobiliária é produto do aumento da renda no Brasil. Quanto mais subirem os juros, mais caem os preços dos imóveis. A especulação não deixa de existir. Essa especulação imobiliária não é danosa como nos EUA. 

SAIBA MAIS
Moderador apresenta a mensagem enviada por Henrique: Quando o FGTS pode ser utilizado no financiamento de um imóvel? 
Gustavo Cerbasi responde para Henrique:
 Não dá para listar todas as regras. Mas, via de regra, o FGTS sempre pode ser sacado para adquirir o imóvel, se for o primeiro imóvel da família. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Joana: Se a intenção é guardar dinheiro, é melhor investir num imóvel ou aplicar o dinheiro em fundos de renda fixa? 
Gustavo Cerbasi responde para Joana:
 O fundo de renda fixa normalmente é recomendado para pessoas que têm perspectiva de curto e médio prazo. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Leandro: Recapitulando a minha pergunta, você acredita que está em curso na cidade de São Paulo um processo de especulação imobiliária, mediante as facilidades de crédito que hoje nós temos? 
Gustavo Cerbasi responde para Leandro:
 Não existe na cidade de São Paulo, mas em alguns bairros. Todo movimento de desenvolvimento imobiliário muito rápido tende a criar algumas ilusões. Se a pessoa não fizer uma boa pesquisa de preço, com certeza vai fazer um mau negócio. O bom investimento de negócio acontece antes de surgir na mídia. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por lulu_RJ: A minha família já teve vários terrenos que foram invadidos. Então, a opção para compra do terreno é válida somente para quem for construir imediatamente? 
Gustavo Cerbasi responde para lulu_RJ:
 Eu pensaria duas vezes antes de comprar um terreno em uma região muito erma, afastada. Especialmente se você não tem disponibilidade de manter esse terreno limpo, cercado, vigiado. Essa tendência de invasão, infelizmente, ainda existe. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Karina: Gostaria de saber quais as principais desvantagens de se comprar um imóvel usado. 
Gustavo Cerbasi responde para Karina:
 As principais desvantagens estão nos problemas ocultos. Sempre que alguém está vendendo algo, essa pessoa vai falar das qualidades. Qualquer imóvel usado vai precisar de uma reforma bem maior do que a sugerida pelo vendedor. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Gabriela: Gustavo, o que sai mais em conta: juntar o maior valor possível para se financiar o mínimo, mesmo que para isso você continue pagando aluguel, ou financiar o máximo possível? 
Gustavo Cerbasi responde para Gabriela:
 A orientação é que a pessoa deve fazer poupança até o valor da prestação do financiamento ficar próximo do valor do aluguel. Não digo nem que menor, mas parecido. O ideal é também fazer as contas de quanto se aplica a essa poupança por mês. É importante frisar que colocar toda a poupança disponível da família em um financiamento também é um erro. É importante guardar uma reserva de emergência. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Mari: Boa tarde, Gustavo. Vou me casar e estou à procura de um apartamento ainda na planta. Quais são as vantagens e desvantagens de comprar assim e quais cuidados devo ter? 
Gustavo Cerbasi responde para Mari:
 A vantagem de comprar um imóvel na planta é que você vai comprá-lo bem mais barato, ainda assumindo o risco da construção. A desvantagem é o risco de a obra não sair no prazo. A pessoa deve buscar empresas conceituadas no mercado. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Diogo: Gustavo, quanto da minha renda eu posso comprometer em um financiamento? E quanto você acha que seria o ideal? 
Gustavo Cerbasi responde para Diogo:
 Essa é uma pergunta a que eu não gosto de responder. Acho que há uma grande liberdade nas escolhas que as pessoas fazem. Mas acho que o ideal é que o casal poupe entre 10% e 15% do que ganha. 

Moderador apresenta a mensagem enviada por Julio: Acabei de comprar seu livro ‘Casais Inteligentes Enriquecem Juntos’, estou ansioso para lê-lo. Mas gostaria de saber de você: qual dica principal daria para os casais recém-casados que pretendem levar uma vida financeira estável? Eu e minha esposa acabamos de nos casar e ainda estamos longe de ganhar quanto gostaríamos. 
Gustavo Cerbasi responde para Julio:
 A recomendação que eu faço, especialmente para os jovens casais, que estão em fases da vida cheias de escolhas, que eles não fiquem engessados. Acho importante saber quanto custaria o padrão de vida para depois definir o padrão do futuro e, então, definir o padrão da moradia. Se o casal pensar dessa forma, a primeira visão pode ser negativa. Mas depois eles vão se adequando. 

Gustavo Cerbasi fala para a plateia: Obrigado! Para mim é um grande prazer participar deste chat. Queria deixar como recado final a ideia de que enriquecer é uma questão de escolha, especialmente pela escolha da nossa moradia. É uma questão de equilíbrio. 

Moderador fala para a plateia: O chat termina aqui, obrigado a todos pela participação. O consultor e administrador financeiro Gustavo Cerbasi, autor do livro ‘Casais Inteligentes Enriquecem Juntos’, respondeu a dúvidas sobre financiamento imobiliário.

http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI71270-16940,00-CHAT+O+CONSULTOR+FINANCEIRO+GUSTAVO+CERBASI+FALA+SOBRE+COMPRA+E+FINANCIAMEN.html