Quanto estou gastando para me locomover e o que vale mais a pena?
Tem coisas com as quais acabamos nos acostumando tanto que esquecemos de parar para analisar se está sendo bom ou ruim para nós. Mas a EduDica da semana quer saber, você já se fez estas perguntas:
– Carro, moto, ônibus, tre, metrô, bicicleta, skate, a pé… Como você faz para se locomover diariamente? Quais as distâncias que você percorre? A principal delas: quanto está custando tudo isso para o seu bolso?
Comece respondendo e anotando as respostas destas perguntas. Depois disso, pare e pense nos gastos gerados por estas ações e levante outros questionamentos:
– É possível e vantajoso mudar? Existe um caminho melhor? Quanto eu consigo economizar se mudar a minha rotina?
Você usa carro todos os dias? Quanto gasta de gasolina e estacionamento? Muitas vezes usar o transporte público, por mais complicado e cansativo que isso possa lhe parecer, pode te ajudar e muito a balancear as contas do final do mês. Ponha tudo na ponta do lápis e fique atento! Às vezes, parece que compensa se compararmos os valores da soma das passagens com o da gasolina, mas, não se esqueça do desgaste do carro, do quanto você antecipa a necessidade de manutenção e reparações dos danos quando utiliza o carro todo dia.
Mora muito longe dos lugares que precisa ir? Por que não arriscar uma caminhada ou ir de bicicleta? Isso ajuda seu bolso, seu corpo e a natureza. Talvez não tenha energia para fazer isso todos os dias, mas faça um revezamento e calcule a economia que conseguirá no final do mês. Final de semana també, o movimento na cidade é mais tranquilo, arrisque deixar o carro em casa.
Conhece os benefícios do transporte público? Muitas cidades do Brasil já adotam o modelo de cartão, em vez do tradicional pagamento unitário das passagens, e, com muitos deles, você consegue descontos se utiliza muitas vezes no mês um transporte público e pode pagar menos passagens se precisa de mais de uma condução para ir a um mesmo local ou para ir a mais locais, poré, em um período curto, pré-estabelecido. Sem falar nos descontos para estudantes. Pesquise!
Reavalie suas rotas, veja se existe caminhos melhores, mais rápidos, mais curtos, mas, principalmente, mais econômicos, tanto de carro quanto de transporte público. Pesquise os melhores preços de gasolina e de estacionamento. Não se acomode e nem deixe gastos extras entrarem na sua conta por considerar normal e inevitável, faça uma reavaliação e descubra mudanças que podem te ajudar muito!
Boa sorte e até semana que vem!
Fonte: EduFin