27/03/13

53% da populaçãodeclara ter dificuldade em economizar

Em 2013, a educação financeira passa a fazer parte do ensino nas escolas públicas e municipais que decidirem pela inclusão da disciplina em sua grade curricular.  A iniciativa faz parte da Estratégia Nacional de Educação Financeira – ENEF, desenvolvida pelo governo federal em parceria com órgãos reguladores, entidades do mercado e educadores e tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cidadania, possibilitar maior eficiência e solidez do sistema financeiro nacional, além de aumentar a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.

Dados do Target Group Index, do IBOPE Media, corroboram a necessidade que os brasileiros têm de maior orientação em assuntos relacionados à economia.

De acordo com o levantamento, nas principais capitais e regiões metropolitanas do país, 53% da população declara que gostaria de economizar dinheiro, mas acha difícil fazê-lo.

E apesar de 52% das pessoas se considerarem boas administradoras de sua própria renda, 36% revelam que não sabem nada sobre investimentos e finanças.

Entre a população, há ainda 25% de pessoas que afirmam ter uma tendência a gastar dinheiro sem pensar. Enquanto o percentual dos que leem as páginas sobre finanças nos jornais é de 19%.

Sobre a pesquisa
O Target Group Index é um estudo single source sobre o consumo de produtos, serviços e mídia, estilo de vida e características sociodemográficas, presente em 68 países.

Cobertura: regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza, Brasília e nos interiores de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Universo Pesquisado: pessoas de ambos os sexos das classes AB, C e DE com idades entre 12 e 75 anos e, també, total de domicílios das regiões pesquisadas.

Representatividade: 49% da população brasileira entre 12 e 75 anos. 71 milhões de pessoas. Na análise domiciliar, representa aproximadamente 28 milhões de domicílios.