13/05/13

Os erros mais comuns na educação financeira dos filhos

A cada Dia das Crianças, milhões de brasileiros têm despesas extras com os presentes dos filhos. Especialistas em educação, no entanto, alertam que os pais não devem atender todas as vontades das crianças. O correto é falar com os filhos desde cedo sobre o valor do dinheiro e tentar encontrar um presente que traga satisfação e que ao mesmo tempo caiba no orçamento doméstico.

 
Esse é apenas um equívoco cometido pelos pais. A partir de uma entrevista com o psicólogo Brad Klontz, o site Moneywatch.com listou os cinco erros mais comuns na educação financeira dos filhos. Veja abaixo a forma certa de agir:
 
O que não dizer: "60 reais numa fantasia de Carnaval? É muito caro. Desculpe-me, mas não podemos arcar com essa despesa"
 
Muitas vezes você se sente mal ou culpado por não dar a seus filhos tudo o que eles pedem. Por isso, pede desculpas a eles.
 
O que fazer: Diga quanto pode ser gasto com a fantasia
 
Seja objetivo e direto. Se o orçamento permite que se gaste apenas 15 reais com uma fantasia, sugira que vocês procurem em brechós ou lojas de artigos usados. Se você conseguir ser firme, é provável que seus filhos não consigam discutir a questão.