01/05/13

Comprar faz bem e saúde?

Psicóloga enumera cinco benefícios da "terapia de shopping"

Uma pesquisa americana, feita por encomenda de um site de comércio eletrônico, apontou que 52% dos americanos fazem “terapia de shopping” – compram algo para se sentir melhor, ou compram algo para comemorar um sucesso.

No site na Time.co, a psicóloga Kit Yarrow, da Universidade Golden Gate, afirma que não usaria o termo “terapia” para se referir ao hábito de comprar, mas identifica cinco benefícios das compras – desde que feitas moderadamente:

1. ajuda na transição

As compras podem ser uma preparação mental para uma nova fase – como renovar o guarda-roupa após o fim de um relacionamento ou comprar uma bicicleta que vai lhe dar estímulo para se exercitar mais. Ou, claro, comprar o enxoval do bebê que está para chegar.

2. vestir-se para um novo papel

Comprar roupas quando você vai mudar de emprego pode parecer um gasto antecipado de um salário que ainda vai vir. Mas também pode ser visto como um investimento para um avanço ainda maior. Afinal, estudos de psicologia indicam que vestir-se apropriadamente traz mais confiança a uma pessoa – e ainda a ajuda a ser mais bem-vista pelos colegas, o que pode contribuir para um melhor desempenho.

3. um auxílio à criatividade

Para algumas pessoas, os objetos consumidos são esteticamente atraentes. Às vezes, uma compra é um meio de observar, reconhecer, até aprender com a criatividade posta em prática na manufatura do objeto.

4. uma pausa para relaxar

Dar pequenas escapadas, no próprio computador, para pesquisar compras, pode equivaler a “miniférias mentais”, diz Kit. É uma atividade relaxante, que ajuda inclusive a descansar o cérebro do problema que esteja sendo tratado no momento, para voltar a ele com algum insight.

5. conexão social

Fazer compras é uma forma de conectar-se com a vida da cidade. Desde tempos imemoriais o comércio une as pessoas. Em viagens, é uma forma de entender os locais. As compras também funcionam como exercício de negociação, avaliação, percepção.
Além disso, muita gente forma grupos com base em seus gostos – suas preferências por marcas ou produtos.

Apesar de todos esses benefícios, comprar pode se tornar um vício. Se você perceber que está fazendo compras escondido, sente culpa por ir às lojas ou sente uma vontade incontrolável de gastar, é sinal de que está precisando de um tratamento anticonsumismo.