33 dicas práticas para economizar na festa infantil
Está chegando o aniversário do seu filho e você já começa a pensar como fazer para encaixar a festinha no orçamento da família. Pois saiba que mesmo com pouca verba é possível organizar uma comemoração bacana. Basta um pouco de boa vontade para “colocar a mão na massa” e criar itens decorativos, lembrancinhas, comidas e bebidas em casa mesmo, gastando menos, mas sem abrir mão do bom gosto e das deliciosas guloseimas infantis.
É o que acontece todo ano na casa da professora Anna Claudia Viola, de São Paulo. A cada festa de aniversário da filha, Manuela, hoje com três anos, ela faz questão de cuidar pessoalmente dos preparativos. Depois de definido o tema, Anna pesquisa na internet itens fáceis e baratos de fazer e começa os trabalhos: imprime moldes, recorta papéis, pinta bandejas e confecciona até bolo falso para decorar a mesa. “Sempre procuro coisas que possam ser reaproveitadas depois, em outros eventos. Com isso, acredito que gasto menos da metade do valor que precisaria para contratar tudo, e ainda deixo a festinha mais caprichada a cada ano”, diz.
Coisas simples e fáceis de fazer estão mesmo em alta. A consultora de eventos Ivani Neublu, da empresa Vivo Desejo, especializada em decoração, afirma que hoje em dia a “festa ostentação” é algo fora de moda. Segundo ela, o bacana mesmo é voltar às origens, com artigos lúdicos. “A tendência é ter comemorações que remetam à família reunida, à infância antiga”, garante a profissional.
Desta forma, pode-se explorar itens infantis e comidinhas comuns no passado, como pão com carne louca, gelatina e bolos mais simples, sem medo de errar ou de fazer feio. Veja 33 dicas práticas para fazer do aniversário do seu filho uma comemoração criativa, barata e superlegal.
DECORAÇÃO DA MESA DO BOLO
1 – Coloque coisas pessoais da criança para decorar a mesa principal. Podem ser bichinhos de pelúcia e outros brinquedos que o filho aprecie. Se o tema da festa é Homem-Aranha, por exemplo, que tal espalhar os bonequinhos para enfeitar?
2 – Os pirulitos também são ótimos para preencher os espaços na mesa, e você ainda pode personalizá-los com o tema da festa. Imprima na internet a imagem do personage, recorte e cole sobre o doce. Em uma bola de isopor revestida de papel de seda, espete os pirulitos e decore a mesa.
3 – Bola de isopor é, na verdade, uma verdadeira aliada na decoração e pode ser usada de várias formas. Basta ter imaginação. Na festa da filha de Anna Claudia, ela pegou um círculo maior de isopor, colou dois menores em cima (para fazer o formato da cabeça da Minnie) e espetou balinhas de goma, uma a uma, com palitos de dente. “É trabalhoso, leva tempo, mas dá um efeito bem bonito”, diz.
4 – Outra dica legal é comprar pequenos guarda-chuvas, deixá-los abertos em cima da mesa, de ponta-cabeça, e enchê-los com balas e chocolates.
5 – Uma boa sugestão para quem gosta de artesanato é pegar caixas de uva (aquelas de madeira) que seriam descartadas e pintá-las da cor do tema da festa. Para enfeitar, pode-se colar imagens do personagem escolhido pela criança. “Se for uma festa sobre o Mickey, por exemplo, você pode colocar as orelinhas decorando a caixa e, dentro dela, bichinhos de pelúcia para enfeitar”, diz Ivani Neublum.
6 – Para fazer bandejas para colocar os doces em cima, pinte placas de isopor de 3 cm de altura ou use tampas de caixa de sapato forradas com papel na cor do tema da festa.
7 – Você mesma também pode fazer as etiquetas para decorar os docinhos. Recorte círculos de 6 cm de papel-cartão e cole no meio deles imagens do personagem ou o nome da criança. Cole a etiqueta em um palito de dente e espete em brigadeiros, beijinhos e outras guloseimas.
8 – Depois de colocar todos os docinhos e enfeites de mesa, forre o que sobrou de espaços vazios com confeitos de chocolate ou folhas de árvore falsas. Dá um colorido bem legal.
9 – Outra sugestão para preencher mais a mesa sem gastar é usar taças de champanhe. “Basta colocar papel de seda amassado dentro delas, dar um laço de fita no pé das taças e virá-las ao contrário. Você pode utilizar a base delas para colocar velinhas coloridas ou cupcakes”, orienta Ivani Neublum.
DECORAÇÃO GERAL
10 – Para decorar a parede de fundo da mesa do bolo, a assessora de eventos Adriana Bicudo, da Biscuit, empresa especializada em festas, recomenda usar bandeirinhas feitas de cartolina e amarradas com barbante. Dentro delas, dá para colocar letras com o nome da criança ou com a palavra “parabéns”.
11 – Outra dica de painel decorativo pode ser feito com círculos de papel-cartão nas cores do tema festa. Faça dois tamanhos diferentes (um círculo de 40 cm e outro de 30 cm), junte os dois, e cole no meio a imagem do personagem (que você pode imprimir na internet). Cole na parede com fita adesiva.
12 – Para deixar a decoração mais personalizada sem gastar, espalhe porta-retratos com fotos de diferentes fases da criança pelas mesas de apoio ou em meio aos docinhos.
13 – Bexigas também são sempre recomendadas, pois são baratas e dão um visual lindo. Você pode prendê-las no teto com fita adesiva e amarrar fitinhas na base. Espalhe os balões pelo salão ou coloque-os pompons amarrados aos pés da mesa.
14 – Para as mesinhas em que ficam os convidados, pode-se comprar toalhas de TNT na cor do tema da festa ou até mesmo “personalizar”. No aniversário da filha, a professora Anna Claudia Viola colou bolinhas de adesivo branco nas toalhas vermelhas, para fazer referência ao vestido da Minnie.
COMES E BEBES
15 – Uma boa sugestão de comida é montar uma “estação” de hot-dog para crianças e adultos, com minipão com salsicha, purê de batata, batata-palha, mostarda e catchup. É uma opção fácil e barata para servir – e as crianças geralmente adoram.
16 – A velha e boa carne louca no pãozinho também rende bastante, tornando-se uma alternativa de comida gostosa com custo mais acessível.
17 – Salgadinhos de forno são bem práticos, pois não exigem fritura na hora. Entre as opções, sirva minipizza, pão de queijo, esfiha e empada.
18 – Tortas e quiches, ao estilo vovó, são opções de cardápio econômicas e que dão para fazer com antecedência. Corte em pedacinhos menores e sirva.
19 – Ao invés de oferecer refrigerante, que tal colocar jarras transparentes com suco e frutas picadas para decorar. “Dá um visual bonito e incentiva a criança a beber algo mais saudável”, diz a consultora Ivani Neublum.
BOLO E DOCES
20 – Não precisa inventar muito com os docinhos. Uma opção barata e que dá um visual superbonito à mesa é a gelatina. “Fica ainda mais legal se a pessoa colocar em copinhos e por uma velinha em cada u, para que cada criança assopre no parabéns”, sugere a consultora Ivani Neublum.
21 – Brigadeiro de copinho é uma alternativa econômica e que dá um visual muito bonito à mesa. Coloque os potinhos na lateral de todo o móvel.
22 – Para deixar o brigadeiro de colher ainda mais charmoso, você pode colar um lacinho na colherzinha do doce.
23 – Um bolo que está na moda e é fácil de fazer é o chamado “naked cake”. Sem acabamento e prático de preparar, é decorado apenas com frutas e açúcar peneirado, portanto, não requer grandes técnicas de cobertura.
24 – Quem desejar, também pode se arriscar a fazer um bolo falso, como sugere a professora Anna Claudia Viola. Para confeccionar um com a cara do Mickey, ela usou isopor, tanto para as bases como para a parte de cima (em que imitou as orelinhas do personagem), pintou com tinta guache à base de água e decorou com fitas e botões.
ORGANIZAÇÃO E MATERIAIS
25 – Para não ter de ficar o tempo todo servindo mesas, monte um cantinho com comidinhas e outro com bebidas, e peça que os próprios convidados se sirvam.
26 – Pesquise bastante antes de comprar guardanapos e materiais descartáveis. “Veja também o preço em atacado, que pode sair mais em conta”, indica a assessora Adriana Bicudo.
27 – Se tiver mais filhos ou pretende fazer outras festas caseiras, vale apostar em materiais mais duráveis, como copos e pratinhos de plástico mais firme, que podem ser bem higienizados e reaproveitados em próximos eventos.
28 – Outra dica legal é pensar mais nas cores do que propriamente no tema da festa, especialmente nos itens gerais de decoração, como caixinhas e porta-docinhos. Assim dá para usar os materiais em outros aniversários.
RECREAÇÃO
29 – Uma forma divertida de entreter as crianças é fazer um bexigão ou uma pinhata, aquela que pendura no teto cheia de guloseimas, para o aniversariante estourar. A garotada adora!
30 – Ao invés de contratar brinquedos infláveis com monitores, que tal conversar com aquele tio descolado e pedir a ajuda dele para organizar brincadeiras à moda antiga, como corrida de saco, dança das cadeiras, caça ao tesouro, etc.
31 – Monte um “cantinho da pintura”. Separe um espaço com mesinhas para as crianças e deixe por lá lápis de cor ou giz de cera com desenhos para colorir (que você pode pegar na internet e tirar cópias).
LEMBRANCINHA
32 – Uma opção barata de lembrancinha é montar um kit com pião, corda, bolinha de sabão e outros brinquedos lúdicos. Em grandes centros comerciais, é possível encontrá-los a um preço bem em conta.
33 – A assessora Adriana Bicudo também recomenda comprar tubos de plástico, encher de confeitos de chocolate e embrulhar com celofane. “Para dar uma graça a mais à lembrancinha, a própria criança pode fazer um cartãozinho de agradecimento ou pelo menos assinar o nome”, aconselha.