11/04/14

Saiba como economizar ate 90% na compra de rem dios

 Remédio é um produto que pesa no orçamento. Segundo a Associação dos Consumidores Proteste, os gastos com medicamentos comprometem 12% das rendas das famílias humildes. Os custos devem ser maiores a partir da semana que vem. Isso porque o governo autorizou o reajuste de até 5,68% no preço de fábrica dos remédios.  

 
Poré, o consumidor deve ficar mais tranquilo, pois muitas empresas oferecem descontos na comercialização dos produtos e, por isso, os aumentos não costumam ser repassados integralmente à população. De qualquer forma, confira algumas dicas da Proteste para economizar desde já na compra desses produtos essenciais.
 
O primeiro passo é pechinchar. Pesquise em diferentes redes de farmácias e drogarias, pois existem diferenças de preços dentro da mesma rede, de uma loja para outra.
 
Pergunte ao seu médico se você pode usar a versão genérica do medicamento, que é sempre mais barata. O importante também é pesquisar preços de genéricos, pois há diferenças de valores, dependendo do laboratório fabricante.
 
Fique atento! O programa Farmácia Popular, do governo federal oferece medicamentos de graça para hipertensão, diabetes e asma. Poré, antes os pacientes devem consultar o médico sobre a possibilidade de usar esses remédios.
 
O Farmácia Popular possui uma rede própria e parceria com estabelecimentos privados, que estão identificados com o cartaz “Aqui tem Farmácia Popular”. Para ter acesso ao remédio, o consumidor deve apresentar o CPF, documento com foto e a receita médica válida por 120 dias em qualquer um dos estabelecimentos credenciados.
 
Além dos remédios gratuitos para hipertensão e asma, é possível encontrar no Farmácia Popular produtos até 90% mais baratos para tratamento de dislipidemia, rinite, mal de Parkinson, osteoporose e glaucoma, além de contraceptivos e fraldas geriátricas para incontinência.
 
Já para quem tem doença crônica, a Proteste recomenda participar do programa de fidelização de laboratórios. A adesão é feita pelo site das empresas ou por um telefone 0800 que pode ser encontrado no rótulo dos produtos.