07/08/14

Dicas de planejamento financeiro pessoal

 Vamos tratar hoje de um pouco de planejamento financeiro, principalmente para quem tem dificuldades em guardar dinheiro.

 
Para as pessoas que possuem empréstimos ou financiamentos junto ao banco, vale a pena tentar renegociar seus créditos, alongando o prazo e diminuindo a parcela. Essa diferença de prestação pode ser direcionada a uma aplicação mensal programada.
 
Os bancos possue, em geral, formas de programar transferências mensais para poupança ou outras aplicações conforme o valor a ser destinado.
 
Mesmo para quem não possui empréstimos ou não tem como mexer neles, vale a 
pena destinar um valor mensal como se fosse uma conta a ser paga. Os primeiros meses serão de adaptação, poré, depois de algum tempo, essa "despesa" entrará na sua rotina mensal e virará um hábito.
 
Um  dos segredos para ser poupador é o de ter uma visão de longo prazo, programando despesas e tendo uma reserva para poder negociar uma compra futura com descontos.
 
O cartão de crédito, se bem utilizado, também pode ser um aliado, pois auxilia no controle das despesas e dá prazo para pagamento, permitindo deixar um valor aplicado por mais tempo. Mas cuidado: faça compras no crédito dentro do que você já tem como pagar, para evitar de utilzar o crédito rotativo (quando não é pago o total da fatura).