D cimo terceiro salário: Pagar contas e criar sua reserva de emergé ncias
Muita gente espera o final do ano para receber o dinheiro do 13é salário para ajustar as contas e retirar por algum tempo a já corda do pesco o já . A verdade é que o ano de 2014 foi um ano de elevação de juros, nesse sentido muita gente acabou se enrolando nas decisões de consumo e acabou sendo prejudicado por não usar com inteligé ncia algumas ferramentas de crédito como cartão de crédito e o cheque especial.
Ao contrário do que ouvi alguns especialistas dizendo, usar o 13é para pagamento de dívidas é algo importante, afinal a responsabilidade de arrumar as contas é algo primordial, além do fato dos juros altos no país terem poder de destruir as finanças de muitas famílias.
Elimine as dívidas com cartão e cheque especial
Dentre as prioridades, a maior de todas é eliminar as dívidas com o uso do cartão de crédito, que hoje na média supera o percentual de 245% ao ano. O cheque especial, em média cobra juros de 166% ao ano.
Como base de comparação, a caderneta de poupané a, o investimento mais comum entre os brasileiros, rende com os juros em 11,75% o percentual de 0,5% ao mês mais TR, não alcané ando ao final de 2014 7% de rentabilidade.
A despropor o entre os percentuais dos juros para dívidas e investimentos é tão alta que não deixa dívidas quanto a prioridade de eliminar dívidas antes de pensar em outros passos para consumir.
Reserva de emergé ncia: fundamental para o futuro
Apé eliminar as dívidas o primeiro compromisso das pessoas deve ser o de formar uma reserva de emergé ncias. A maioria dos analistas e especialistas econé micos acreditam que 2015 será um ano de muita volatilidade e ajustes importantes que poderé o comprometer o crescimento do país (no curto prazo) além de um primeiro momento levarem ao aumento no número do desemprego.
Para quem perde o emprego é fundamental a reserva de emergé ncias que garanta a manuten o do padrão de vida da família, além de possibilitar as pessoas terem mais tranquilidades na hora de buscar uma nova recolocação.
Na hora de buscar um local apropriado para guardar sua reserva de emergé ncia, procure sempre por produtos financeiros que ofere am liquidez imediata e segurané a. A caderneta de poupané a além de oferecer esses itens também possui isen o de imposto de renda e taxas.