4 dicas de economia dom stica
07/04/15

4 dicas de economia dom stica

economia-domesticaA economia domêstica ainda é pouco explorada no planejamento financeiro familiar. Você sabia que as despesas de sua casa compé e o seu planejamentodomêstico? E que estas despesas hoje somente são ultrapassadas pelas despesas com financiamento de imé vel? Mas esse já problema já é sé seu ou de todos os familiares? Então podemos entender que a economia domêstica se trata de um dos assuntos relacionados a educação financeira familiar.

Mas será que a Economia Domêstica é somente para as Donas de Casa?

Durante um bom tempo associou-se a economia domêstica a dona de casa, como se esta fosse sua atribui o é nica e exclusivamente. Hoje vemos que todos os membros das famílias participam do controle de gastos. Atualmente os homens participam tanto quanto as mulheres na cozinha!

Mas qual a razé o desta mudané a? As mulheres não somente cuidam dos filhos, mas também trabalham fora, por isso os homens estão cada vez mais dividindo as tarefas domêsticas com elas. Isso vem ocorrendo para a busca de uma maior igualdade na distribui o de tarefas, mas também devido a diminui o do uso de serviços como a da empregada domêstica.

Tem sido muito comum a substitui o da empregada domêstica pela faxineira e a tendé ncia do Brasil se tornar cada vez mais a semelhané a de outros países mais desenvolvidos em que esse tipo de serviço somente é utilizado pela população da classe A. Por isso, cada vez mais observamos casos de famílias em que abriram mé o do uso de serviço do empregado domêstico para reorganizar o planejamento financeiro familiar com o uso dos serviços de faxineira.

Enté o, vamos come ar? Quais seriam as melhores dicas para um planejamentodomêstico mais enxuto?

#Dica 1: Preencha a Planilha de Controle Financeiro.

Sem dé vida alguma este é o primeiro passo para realizar um bom planejamento financeiro familiar. Como saberé o quanto gastar, ou por onde come ar a cortar em gastos desnecessérios, se não tem não é o de suas despesas mensais?

Lembre-se em limitar as despesas mensais a 70% da renda lé quida familiar. Somente para ter uma não é o e conseguir analisar seus gastos após o preenchimento da planilha financeira, segundo dados do IBGE, normalmente o planejamentofamiliar se distribui entre: 19% Alimentação, 36,5% Habitação, 19,5% Transporte, 7,3% Saé de, 3,2% Educação e 14,6% Outros.

#Dica 2: Avalie se os serviços de Empregada Domêstica está pesando em seu Oré amento Domêstico.

Esse é um dos fatores que mexe no emocional de muitas pessoas! Alguns afirmam: já Não posso viver sem a minha assistente do lar! Mas acredite que em muitos países isso já acontece hé muitos anos! Nosso país é que custou a aprovar novos direitos trabalhistas em que esta categoria mais do que merece! Lembre-se: muitos países desenvolvidos sobrevivem e muito bem com o trabalho em equipe familiar. Nestes locais, o serviço de empregada domêstica fica a cargo principalmente das famílias mais ricas. Para quem deseja se aprofundar nos custos dos serviços da empregada domêstica hé uma calculadora excelente no site Domêstica Legal que é referência no Brasil.

#Dica 3: Despesas de Supermercado.

Existem muitas estraté gias bem interessantes sobre economia nas despesas de supermercado.

1) Saiba qual o valor que poderé gastar nas compras. Esse é um processo que quase ningué m faz, mas vamos supor que sabe que somente pode gastar R$ 250,00 a cada compra, então elabore a lista com os produtos bé sicos que abrangeré este valor.

Ordene sua lista desde os bé sicos até os supé rfluos. Costumo dizer que até mesmo os supé rfluos podem ser evitados desde que tenha metas. Vamos supor que se comprometeu com algum objetivo bem acirrado, onde deseja atingir uma determinada economia em supermercado para conseguir realizar uma viagem no final de 2 meses? Seré que irá compensar este pequeno sacrifé cio? Isso depende de cada u, mas de qualquer forma o limite de compras deve ser respeitado.

2) Elabore sua lista de compras antes de sair de casa de preferé ncia sem as crianças e sem estar com fome! Já percebeu que ir ao supermercado com as crianças volta para casa com muitos itens para agradar os pequenos? Quando se está com fome então nem se fala! é comum trazer mais alguns congelados para quando voltar, já correr e providenciar o almo o! Fuja dessas situações!

3) Use a calculadora. Realizar cé lculos do que está comprando, poderé dar uma boa ideia para avaliar se ultrapassou seu limite no controle dos gastos.

#Dica 4: Economia de Luz, é gua e Alimentos.

Se reparar hé uma conexé o entre todos os atributos acima com este. Na realidade a Educação Financeira trata disso tudo, pois são as pequenas economias que no final faráo diferené a. Se come ar a controlar os cé modos que não tem ningué m e educar os familiares para ter este cuidado de manter as luzes apagadas quando estiverem vazios. Ou para desligarem os aparelhos eletrônicos que estão sem uso, já é uma boa economia. Esse hábito é bom já ser cultivado porque a tendé ncia é a luz se tornar cada vez mais cara, por conta da escassez de é gua e nossa dependé ncia do uso de hidrelé tricas.

Este mesmo princé pio podemos recorrer para o uso da é gua. Cada vez mais a nossa geração, e as futuras, teráo uma preocupação maior com o uso deste bem. Por exemplo, em outros países não se utilizam mais baldes de é gua para lavar cozinha, ou banheiros, e somente um pano é mido com determinado produto de limpeza. Já não se lava calé adas com mangueira de é gua, mas se recorre a outras alternativas. Estamos caminhando para mudanças de hábitos e por que não come armos desde agora?

Outro fator interessante são os alimentos. Organizar o cardé pio semanal ainda é a melhor solu o, pois evita-se o desperdé cio com alimentos estragados. Já existem profissionais que atuam nesta área e um mercado em amplo crescimento. Hé profissionais que atuam com elaboração de cardé pios para ajudar as famílias que não possuem tempo para fazer sua pré pria comida. Na realidade de uma forma geral torna-se algo mais caro que os membros realizarem seu próprio cardé pio, mas evita-se o desperdé cio. A família deve analisar o custo deste tipo de serviço, mas todo caso vale o lembrete que o planejamento do cardé pio semanal está estreitamente relacionado aos itens anteriores. Por isso, economize também se organizando na elaboração de suas refeié ões semanais!