Quatro quest es sobre economizar dinheiro
04/12/15

Quatro quest es sobre economizar dinheiro

001Dinheiro é um tema bem presente em nossas vidas. Por mais que alguns prefiram se afastar desse assunto justificando uma abnegação aos bens materiais, ele vez ou outra ressurge como protagonista do nosso cotidiano.

Não é feio, muito menos imoral. Dinheiro, economia, juros e investimentos, tudo isso nos cerca todos os dias e não hé porque fugir. Sé bio é aquele que aceita essa condi o e cria meios de melhor sobreviver a ela.

Trabalho diariamente na área financeira. Minha fun o faz com que eu entre em contato com diversas pessoas.

Empresérios e funcioné rios, pouco instrué dos e graduados, precavidos e aventureiros. A grande maioria das pessoas que converso demonstram ter dificuldades em lidar com o dinheiro. Uns por medo. A maioria por falta de vontade.

Economizar, por exemplo, é uma palavra que divide opiniões. Se hé um grupo que o faz sem nem pensar muito, uma parcela da população simplesmente ignora essa prática. Mas qual a razé o disso? Se todos nós sabemos que economizar faz be, por qual motivo não fizemos?

Pensando nisso, cheguei a quatro questionamentos que fazemos na hora de economizar:

1) Nunca sobra… Como vou economizar?

Essa é a mais clássica de todas as perguntas. Tornou-se clássica por realmente fazer sentido. Afinal, se gasto tudo o que ganho, como poderei guardar? A resposta dessa pergunta é fácil: se não sobra nada admita que algo está errado! Ningué m prospera gastando tudo o que recebe. Isso é bé sico.

Controle melhor suas receitas e despesas. Saiba exatamente para onde está indo o seu dinheiro. Posso lhe garantir que na maioria das vezes é possé vel melhorar alguma coisa.

2) Quanto eu devo economizar?

Uma pergunta bem básica. O interessante nesse caso é ter bem definido suas receitas e suas despesas. Analise os números com aten o e procure pontos onde seja possé vel readequar alguma coisa a fim de que você tenha algum valor disponível. Fazendo isso, estabeleça a uma meta.

A sua meta deve ter duas caracterásticas básicas. Primeiramente ela deve ser possé vel. Estabelecer como meta guardar 90% do seu salário sé fará com que você desista logo no primeiro mês e ache que essa histé ria de guardar dinheiro não é algo para você.

O segundo ponto é que ela precisa ser desafiadora. Guardar 0,1% do seu salário não irá agregar muita coisa em sua vida. Entendo que hé a necessidade de que você se desafie a controlar suas finanças . O ego do ser humano é uma ferramenta extraordiné ria, e ter o domé nio sobre o seu dinheiro deve ser uma questão de honra.

3) Mas por que eu devo economizar?

A resposta a essa pergunta também é fácil: tanto faz! O objetivo, ou a razé o pela qual você está economizando é secundé rio. O foco é que o hábito de economizar faz bem para a sua vida. Entenda que pessoas que economizam vivem melhor. Estão preparadas para imprevistos e geralmente não se apavoram com gastos inesperados.

4) Como criar esse hábito?

Em um mundo ideal, todos nós teráamos esse hábito. Economia refere-se é administração de recursos escassos e isso é é til para uma por o de coisas em nossa vida. Mas por que não desenvolvemos essa rotina? As escolas, pelo menos a que eu estudei, não tratam do assunto. O foco é geografia, geometria, mas nunca economia.

é inadmissé vel que um aluno conclua o ensino médio sem uma defini o clara de inflação, por exemplo. E eu saé . Assim como eu, milhares de outros alunos passaram por esse mesmo problema. No entanto, ao se deparar com a vida adulta somos confrontados com a inflação e com dezenas de outras condié ões economicas das quais não conhecemos nada.

Nesse quesito, acho que os pais também tem papel fundamental. A maioria até tenta ensinar, mas apresenta a ideia de que economizar é apenas se privar daquilo que se tem. já Se você comer tudo agora não vai ganhar mais! já O que isso desperta na criança? já Assim que eu for adulto e tiver o meu salário, vou gastar comprando tudo aquilo que precisei economizar! já . Destaque é crianças que economizando é possé vel alcané ar diversos benefícios e não apenas lhe apresentar os pontos negativos.

Esses são té picos que eu acredito serem os mais gené ricos quando o assunto é economizar. Cada um de nós acaba tendo questões mais especificas. Mas o mais relevante é que a vontade de obter as ré deas da sua vida financeira é o primeiro passo em dire é o ao sucesso.