7 dicas para combater a infl é o no seu dia a dia
Boa parte dos brasileiros já sentiu o peso da inflação em seus bolsos por conta do aumento do pre o em produtos essenciais do dia a dia. E não deve parar por aé : a expectativa é de que, até o final do ano, isso aumente ainda mais.
Por isso, cada vez mais é importante ter educação financeira e saber contornar os pre os altos do mercado. já é necessério fazer um diagnóstico financeiro detalhado dos gastos, descobrindo para onde está indo cada centavo do dinheiro apontou Reinaldo Domingos, presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros).
O executivo separou algumas dicas para combater a inflação no seu dia a dia, economizando nas contas. Confira:
1. Energia, é gua e gé s
Banhos longos, luzes acessas e dispositivos ligados na tomada podem consumir muita energia elé trica sem perceber já e esses são gastos que passam despercebidos até o momento de pagar a conta. O mesmo acontece com o uso de é gua e gé s.
Economizar no uso desses recursos e tomar mais cuidado ao usé -los vai acarretar em uma economia na conta no final do mês.
2. Conta de celular e telefone
As tarifas de telefone e das operadoras de celular podem aumentar e, por isso, o executivo recomenda comparar os valores e, se possé vel, optar somente por um dos meios já atualmente, é mais econé mico e comum ficar sem telefone fixo do que sem celular.
Além disso, outro aspecto ao qual é importante prestar aten o é o plano de celular contratado que, muitas vezes, pode conter itens que você não utiliza.
3. Supermercado
O pre o de alguns itens bé sicos aumentou em grandes proporé ões, o que pode prejudicar ainda mais o seu bolso. Reinaldo recomenda fazer uma lista de compras com os itens que são realmente necessérios e optar por marcas mais baratas.
Tome cuidado também com as promo ões: é vezes pode parecer vantajoso levar produtos em maior quantidade pelo pre o de u, mas você pode estar desperdié ando dinheiro.
4. Reutilize
Materiais escolares, por exemplo, são itens que podem ser reutilizados no ano seguinte. Assim você consegue economizar já e esses não são produtos baratos.
A recomendação de Reinaldo é que você pense em todos os outros itens de sua casa que podem ser reutilizados e não gaste duas vezes.
5. Gastos com lazer
Um dos gastos mais fáceis de controlar são os relacionados a passeios, restaurantes e lazer no geral. Com a inflação, o cinema, por exemplo, tem ficado cada vez mais caro já e por isso é recomendado evitar passeios mais custosos. Dé preferé ncia a opé ões de lazer caseiras ou que tenham pre os menores.
6. Pequenos gastos
Esses são os grandes vilões de seu oré amento: como são gastos pequenos, eles passam despercebidos e, ao final do mês, o valor total pode ser surpreendente. O melhor é evitar tomar café todos os dias e gastar com lanches, pois isso pode consumir boa parte de sua renda.
7. Carro
é mais econé mico deixar de usar o carro no dia a dia e optar pelo transporte pé blico, além de normalmente ser mais ré pido de chegar ao seu destino. Outro fator que você deve sempre lembrar é de manter o carro revisado para evitar gastos com manuten o.