Educação financeira come a em casa, a partir dos exemplos dos pais
Manter as finanças equilibradas na vida adulta depende muito da educação financeira que se recebe ainda na infé ncia e os pais são os grandes e principais responsé veis por isso. Confira as dicas do economista Ricardo Figueiredo, consultor do Vida Investe, programa de educação financeira e previdencié ria da Funcesp, fundo de pensão patrocinado por empresas privadas.
- Não hé idade certa
é importante passar não ões de gestão financeira desde cedo, e não existe uma idade certa. Quando perceber que o pequeno tem maturidade para entender, comece com ideias simples, como: a importância em poupar uma parte do que se ganha e não gastar além do que tem disponível.
- Mesada ou semanada ajudam
Quando a criança tem disponível um valor mensal ou semanal, fica mais fácil entender na prática o que significa uma gestão financeira. Eles se habituam a ter dinheiro e lidam com a responsabilidade de escolher o destino para aquele valor recebido, aprendendo a administrar os gastos.
- Cobre juros
Se a criança pedir para adiantar a compra de um brinquedo, aproveite a oportunidade para ensinar sobre o conceito de juros. Diga que o brinquedo pode ser comprado, desde que o valor seja abatido nas parcelas da mesada.
já Ao descontar um pouco a mais por mês ou semana, mostramos que temos diferentes escolhas e que cada uma tem um é nus e um bé nus já explica Ricardo.
- Leve as crianças ao mercado
No momento das compras, mostre os valores de cada produto, comparando uma marca com a outra. Esse processo mostra que o relacionamento com o dinheiro é algo natural.
- Incentive a economia
Ter um cofrinho é sempre uma boa ideia. Estimule que a criança guarde parte da mesada ou da semanada para, mais tarde, adquirir um bem maior, como um brinquedo ou um jogo mais sofisticado.