Selfie, Adolescentes e Educação Financeira!
Atualmente ao perguntar a uma criança ou jovem o que ela quer ser quando se tornar adulto podemos nos deparar com a infeliz resposta: já Eu quero ser rico! já . Mas essa riqueza que algumas crianças sonham é aquela que possibilita a ostentação, a compra de diversos itens que muitas vezes não tem utilidade e muito menos necessidade para a vida.
Segundo Roberto Tranjan, autor do livro Rico de Verdade, a riqueza plena envolve todos os né veis do ser humano: social, profissional e familiar. Para ele, o indivé duo sé pode dizer que é bem-sucedido, se ele consegue conciliar a família, os amigos e o trabalho, numa relação saudável.
Poucas instituições já encaram já o desafio de desenvolver programas para Educação Financeira para Adolescentes porque o jovem está reativo devido ao inúmeros está mulos que estamos expostos: informação 24 horas por dia é distância de apenas um clique. Sendo constantemente estimulado ficamos com a impressão que não sobra espaís o para criar! Pois está sé respondendo aos constantes está mulos.
Os sonhos estão pequenos, os nossos adolescentes estão distraé dos num mundo Fast, eles estão perdidos no meio de tantas informações e sem qualquer orientação. Se perguntarmos para muitos jovens e até mesmo jovens adultos (até 25 anos), qual o seu propósito de vida? A grande maioria não sabe responder!
Nunca estivemos tão conectados em redes sociais, mas estamos cada vez mais voltados para si. Amamos compartilhar fotos e status informando aos já amigos as nossas atividades, praticando um exibicionismo que não agrega valor de maneira alguma. Estamos tão conectados que quem sabe, sem perceber, estamos deixando uma vida preciosa e cheia de aventuras passar por nós .
Foi criando um termo que está sendo muito utilizado nas redes sociais: Selfie é uma palavra em inglé s, um neologismo com origem no termo self-portrait, que significa autorretrato, e é uma foto tirada e compartilhada na internet e segundo o dicioné rio online de Oxford já uma fotografia que uma pessoa tirou de si pré pria, normalmente com um smartphone ou webca, e que foi colocada numa rede social já . Na cerimé nia do Oscar 2014, a já selfie já da apresentadora Ellen DeGeneres foi a foto mais retuitada da histé ria.
Não podemos deixar nossa sociedade tornar-se um festival de futilidades e egocentrismo, no qual pessoas usam umas as outras como meios para atingir os seus objetivos.
Para lutar contra essa situação, é necessério que todos nós nos voltemos para o coletivo, no sentido de empatia, não sé pensando em nós mesmos.
Na família, uma relação de confiané a que inclua dié logo, carinho e compreensão é fundamental, hoje em dia. é necessério já ensinar a pescar incentivando os jovens a pensar em projetos e proporcionar a eles as ferramentas para que possam ir atrês de sonhos maiores.
é preciso preparé -los para a independé ncia e para enfrentar o mundo, deixando claro que eles tem apoio.
Não nos esquecendo que o autoconhecimento é a chave para que possamos ser seres humanos melhores tanto para a família quanto para a sociedade.