Educação financeira para crian as: o cofrinho de moedas como aliado
A aprendizagem de comportamentos positivos com o dinheiro é sempre melhor, quando mais cedo se inicia já dentro da família. E para tanto, cada vez mais os pais tem se preocupado em como auxiliar as crianças e os adolescentes a administrarem os recursos que estão disponé veis.
é conhecido o ditado popular que é mais fácil construir um grande monumento do que mudar o comportamento de um ser humano. Quando tratamos de lidar com o dinheiro isso também acontece.
Se a pessoa, durante toda a sua vida, teve um comportamento esbanjador e não se preocupou com o desperdé cio, ele terá dificuldades na vida adulta em alterar esse padrão de comportamento negativo. Se a sua educação já come a em tenra idade, ele assimilaré esses valores e a frugalidade fará parte de sua realidade desde o come o, não havendo grandes desgastes para se viver dentro de sua realidade financeira.
Nesse sentido, o já cofrinho de moedas já é um grande aliado para os pais ajudarem os filhos assimilarem a ideia de que os recursos financeiros na vida são finitos e devem ser usados com racionalidade.
As crianças pequenas, antes de lidarem com os cofrinhos, tendem a achar que os pais já imprimem dinheiro já e quanto antes isso for devidamente esclarecido, será melhor para a aprendizagem de comportamentos fortes e positivos em relação ao uso do dinheiro, dos bens econé micos e do próprio meio ambiente.