Educação  financeira dos seus filhos: tudo o que sempre quis saber mas teve vergonha de perguntar (ou não teve tempo)
02/06/17

Educação financeira dos seus filhos: tudo o que sempre quis saber mas teve vergonha de perguntar (ou não teve tempo)

planejamento_financeiro_pessoal_4

A nossa vida é feita de escolhas e a sociedade consumista em que vivemos oferece-nos infindé veis escolhas para gastarmos o nosso dinheiro, essa é uma das razões pela qual quanto mais cedo come armos a treinar os nossos filhos para fazerem as melhores escolhas financeiras, melhor os prepararemos para serem adultos financeiramente autossuficientes.

Por outro lado, ao contrário do que muitas vezes pensamos, não é por termos dinheiro ou mais dinheiro que o sabemos gerir melhor (é vezes é o contrário pois ter mais escolha torna mais difácil decidir – é o chamado paradoxo da escolha) e gerir bem o dinheiro não é uma capacidade inata, tal como tocar um instrumento musical ou aprender uma nova lé ngua, é preciso treinar e praticar.

A educação financeira visa precisamente fornecer os instrumentos e té cnicas que permitiré o fazer as escolhas mais equilibradas e conscientes em relação ao dinheiro e aos seus recursos. Como? Independentemente de quanto temos ou ganhamos, para construir uma relação saudável com o dinheiro todos precisamos de dominar as suas competâncias: como fazer e gerir um oré amento, como gastar de forma equilibrada, como poupar, como investir, como doar, como falar sobre dinheiro, como desenvolver espé rito de iniciativa, como ganhar dinheiro e como gerir o crédito.

Quando? O ideal é come ar por volta dos 3 anos quando as crianças come am a pedir tudo e mais alguma coisa pois percebem que o mundo está cheio de coisas interessantes que querem experimentar, explicando-lhes nesta altura que não podemos ter todas as coisas materiais que desejamos, mas podemos ir escolhendo as mais importantes de acordo com o dinheiro que temos para gastar. Vamos assim mostrando a diferené a entre necessidades e desejos. é também nesta altura que podemos come ar a ensinar a poupar, fazendo-o sempre que as ensinamos a esperar para ter.

As melhores ferramentas de educação financeira: a partir da ida para a escola primé ria podemos introduzir as semanadas e mais tarde as mesadas (a partir dos 10/11 anos). Estes são os melhores instrumentos para a educação financeira das crianças pois permitem ensinar-lhes a fazer e gerir um oré amento, fazer escolhas e as suas consequé ncias, gastar de forma equilibrada, poupar e doar.

Por isso é aconselhé vel que com a sua introdu o criemos, com materiais reciclados, por exemplo, 3 cofrinhos: um para poupar, outro para gastar e o terceiro para doar. O ideal é que estes cofres sejam transparentes e que possam ser facilmente abertos para que as crianças possam manusear e contar o dinheiro com facilidade.