10 dicas para planejar suas finanças  pessoais
13/07/17

10 dicas para planejar suas finanças pessoais

qualidade-vida

Falamos muito aqui sobre produtividade, criatividade e realização dos sonhos. De quase todos os livros referência que lemos e indicamos no ano passado, hé uma coisa em comum para que os 3 pontos citados sejam bem aproveitados: um bom planejamento de finanças pessoais. Separamos nessa postagem as melhores dicas para você.

  1. Registre e visualize seus ganhos e gastos mensais

Você pode usar uma tabela para registrar cada entrada e saé da. Ao registrar cada item e o total, você conseguiré ter uma visão geral das suas finanças pessoais para controlé -las.

  1. Tenha um padrão de vida de acordo com seus ganhos.

Essa é simples: gaste menos do que ganha. Fazendo o controle mensal acima, você visualizaré quanto recebe e quanto gasta. O seu saldo final precisa estar positivo. Caso contrário, adeque o seu padrão de vida ou aumente os seus ganhos.

  1. Defina seus objetivos financeiros e divida-os em metas mensais

Essas metas precisam ter prazo e valor. Se você quer fazer uma viagem de 3 mil reais daqui hé 1 ano, sabe que dividindo o valor em 12 meses, precisaré reservar 250 reais por mês para esse objetivo. Já escrevemos um post com dicas de como criar metas inteligentes.

  1. Priorize a aquisi o de ativos e compre passivos com os rendimentos

Essa é uma dica do livro Pai Rico Pai Pobre de Robert Kiyosaki e Sharon Lechter que achamos bastante interessante. Ativos são aquisié ões que lhe renderé mais dinheiro (investimentos na sua educação ou produtividade, em algo para revenda ou que renda juros etc.), já passivos são as que lhe custaré o dinheiro por desvalorizarem e/ou precisarem de manuten o. Ter isso em mente ajuda muito no processo de escolhas de consumo mais inteligentes e conscientes.

  1. Tenha anotado o quanto pode gastar em cada área por semana

Se você não quiser perder o controle dos seus gastos, divida sua receita para cada área conforme necessidade, e tenha anotado o que representa o quanto é possé vel gastar em cada uma por semana. Saber a meta semanal é mais controlé vel que por mês.

  1. Compre somente o que precisa. Faça a listas.

Fazer listas é um mé todo muito importante para externalizar informação e não esquecer o que é necessério. Além disso, quando você vai ao supermercado já com uma lista delimitada, evita comprar o que não é necessério. Né amamos listas!

  1. Compare pre os antes de comprar

Compre de forma planejada. Hoje em dia isso ficou ainda mais simples com apps e sites especializados em comparar pre os. Use-os sem moderação.

  1. Pague a vista quando tiver desconto

Essa é uma regra básica. A exce é o é quando o valor da compraé quando aplicado render mais que o desconto por mês.

  1. Eduque-se financeiramente

De fato isso é algo que não costumamos aprender na escola, nem na faculdade. Investir em educação financeira, seja por livros, cursos ou mesmo pesquisando na internet, pode te gerar um bom retorno ao longo da vida.

  1. Se informe sobre investimentos

Dentro da educação financeira você saberé como e onde aplicar seu dinheiro da melhor forma. Saber investir de forma inteligente e cuidar bem do seu dinheiro.