e alto o número de consumidores que desconhecem as finanças  pessoais
05/10/17

e alto o número de consumidores que desconhecem as finanças pessoais

20160118-dinheirama-troca-dividas

Uma grande dos consumidores tem pouco conhecimento sobre as finanças pessoais. é o que aponta uma pesquisa Serviço de Prote é o ao Crédito (SPC Brasil), segundo a qual 47% dos entrevistados sabem muito pouco ou nada sobre seus rendimentos e 41% sobre as contas básicas.

Outro dado apontado no estudo indica que 59% dos inadimplentes tem pouco conhecimento sobre os valores dos produtos e serviços comprados no crédito que seriam pagos no mês seguinte é pesquisa e sobre quais são eles (55%). O número de parcelas das compras feitas no crédito também é bastante desconhecido: 40% dos inadimplentes sabem muito pouco ou nada a respeito.

Dessa forma, a pesquisa revela que uma consequé ncia de negligenciar o conhecimento de seus próprios rendimentos e contas é o fato de 35% dos inadimplentes nunca ou na minoria das vezes conseguirem fechar o mês com todas as contas pagas, sem se endividar.

A compra de alimentos, produtos de higiene e limpeza (31%), seguido por pagar no prazo as contas básicas mensais (24%) e pagar as contas em atraso que geraram a negativação do nome do entrevistado (20%) são as prioridades de pagamento deste pé blico.

A pesquisa revela também que 38% vivem fora do padrão de renda, comprando além do que podem pagar e somente 23% conseguem juntar dinheiro na medida que desejam. Outros três em cada dez (29%) não se preocupam muito com o futuro e por isso compram sem pensar, 29% não planejam as compras e 23% não pesquisam todos os pre os.

Mas hé alguns dados que dão esperané a, como de que 64% fazem planejamento financeiro mensal e sabem quanto tem para gastar no planejamentoou o de que 38% guardam dinheiro pensando no futuro e 30% tem reservas para a realização de algum sonho futuro.

A grande maioria também considera ter o nome limpo um bem precioso (85%). Já 83% consideram importante administrar o próprio dinheiro, 79% que honrar compromissos financeiros vem sempre em primeiro lugar, 78% acreditam que o controle das finanças pessoais é necessério para se sentirem bem e 74% se preocupam com o volume de compromissos financeiros que possuem.