Veja 8 coisas para fazer com seu dinheiro antes que comece 2018
Para muitas pessoas, 31 de dezembro é o dia mais comum para estabelecer os propósitos para o novo ano, mas se você se preocupar com as recomendações que traremos a seguir, desde já o seu 2018 pode ser muito melhor.
Cada ano novo é mais uma oportunidade para que as pessoas reflitam sobre todos os aspectos de sua vida: enquanto uns teráo como propósito um trabalho novo ou a ascensão no atual emprego, outros pensaré o em comprar a casa ou o carro que tanto desejam.
O problema é que muitas pessoas costumam utilizar o ano novo como desculpa para come ar um planejamento, sem se dar conta que se tomarem algumas medidas preventivas alguns meses antes, ainda no já ano velho poderé o obter melhores resultados e teráo maior facilidade para atingir seus objetivos financeiros.
Para isso, faz-se necessério, primeiramente, saber qual é o seu panorama financeiro: se está devendo, o que e quanto falta pagar; como cresceram suas economias este ano e se já é hora de come ar a pensar em reduzir alguns gastos ou de fazer alguns investimentos, considerando o futuro.
Sendo assim, daremos algumas sugestões que lhe ajudaré o a se preparar melhor e com total entusiasmo para o novo ano, a partir deste momento. Confira!
8 coisas para fazer com seu dinheiro antes que comece 2018
- Balanão geral
Utilize umé aplicativo de finanças pessoais, umaé planilhaé ou um caderninho, mas registre tudo o que conseguiu terminar de pagar este ano, suas novas dívidas (se houver) e onde está o seu dinheiro nesse momento (guardado em casa, poupané a, outros investimentos etc).
Isto lhe permitiré compreender as ações que deve tomar visando come ar bem o próximo ano.
- Oré amento e planejamento financeiro
Seria é timo que você já tivesse feito o seu oré amento, conjuntamente com o planejamento financeiro para 2018. Se ainda não fez, o que está esperando?
Com o planejamentoe o planejamento você conseguiré criar um verdadeiro mapa para saber onde o seu dinheiro está e para onde ele vai, além de saber que obsté culos terá que superar e como aproveitar eventuais oportunidades financeiras que possam surgir.
- Pagar as dívidas
Come ar o ano novo ainda com contas por pagar, pode ser o pior que lhe pode acontecer se sua meta é que 2018 seja bom com você e com seu dinheiro.
Hé a possibilidade de pagar tudo antes de que chegue o ano novo? Se si, você terá uma grande vantagem. Do contrário, tente pelo menosé reduzir as dívidas ou se seu vé cio é o cartão de crédito, considere a possibilidade de cancelé -lo para evitar novas tentações até o final de dezembro.
- Como vé o suas economias?
Você conseguiué economizaré algum dinheiro em 2017? Ou está esperando o 13é para guardar algum dinheiro? Faça a uma breve ané lise e veré que economizar está diretamente relacionado ao nível de importância que você dé a seu futuro, a suas metas e é preocupação com situações emergenciais que podem vir a acontecer.
Pense que para tudo o que você deseja, sempre será mais é til ter pacié ncia durante um tempo, enquanto acumula o dinheiro que necessita, do que endividar-se e pagar bem mais caro pelo que você quer.
- Hora de investimentos
Se você já está pensando em utilizar a mesma desculpa de sempre que já nunca sobra dinheiro para come ar a investir deve pensar, antes de 2018, como fazer para conseguir esse dinheiro.
Mas você deve estar se perguntando, por que eu tenho que fazer isso? Investir é a forma mais eficiente e inteligente que uma pessoa tem para fazer com que seu dinheiro valha a pena e trabalhe por conta pré pria.
Neste ponto, você também deve considerar se o porquinho ou a poupané a são os lugares mais adequados para guardar suas economias.
- Precisa de um seguro?
Esta pergunta é básica, uma vez que lhe ajudaré a saber quanto de dinheiro deveré ter com a finalidade de se proteger.
Por exemplo, se você se tornou mé e ou pai em 2017, seria bom considerar a obten o de um seguro de vida com o objetivo de proteger o futuro de seu filho.
Ou se você deseja adquirir um carro novo, o mais conveniente é ter um seguro para evitar assumir os custos totais de um acidente de tré nsito. Inclusive, se conseguir comprar antes de 2018, sairé mais barato.
- Revisão de beneficié rios
Pode ser que neste ano algumas coisas tenham se modificado em sua vida: una nova família, um casamento, o nascimento de um filho ou até mesmo uma separação.
Neste sentido, é interessante que você faé a uma revisão das pessoas que dependam dos seus rendimentos, pois isso com certeza irá impactar no seu patrimé nio e sobre como você deve analisar suasé finanças pessoaisé em 2018.
- Pagar os impostos
Se você é daqueles que pensa que pagar impostos não serve de nada e que por isso não deve pagar, é bom analisar melhor, pois quanto mais acumular dívidas com o Estado, pior pode se tornar suaé situação financeira.
Se no início ou na metade do ano você não tinha condi o de pagar os impostos, considere utilizar o dinheiro de suas fé rias ou do 13é salário para fazer o pagamento ao Estado.
Levar impostos de anos anteriores para o próximo ano pode converter-se em uma carga bastante pesada e provavelmente afetaré seu patrimé nio e seus projetos futuros.