Como administrar o dinheiro e as finanças pessoais
Veja dicas de como fazer uma boa administração financeira domêstica e como manter o equilé brio das contas pessoais. Veja um exemplo de planilha financeira para isso.
Um dos maiores desafios do nosso tempo é a administração financeira, especialmente no é mbito domêstico, afinal, as empresas e as pessoas com muito dinheiro tem pessoas da área financeira para fazer isso com bastante eficié ncia, mas as finanças pessoais são as que mais sofrem. Veja abaixo algumas dicas de como administrar o dinheiro e ter controle sobre seus gastos.
Monte uma planilha
A primeira coisa a fazer é montar uma planilha que pode ser no Excel ou manualmente em folha de papel. Nesta planilha crie duas colunas, uma para as receitas e outra para as despesas. Classifique as despesas de forma a separar os gastos mais importantes dos menos importante e ainda considere a relação necessidade versus desejos.
Necessidades versus desejos
Este é um conceito de administração que diz que gastamos dinheiro com coisas que precisamos ou com coisas que desejamos. Exemplo: eu preciso de um carro ou eu desejo um Ford Focus? A sua necessidade é um carro, provavelmente para transporte ao trabalho, passeio com a família e outros, mas isto pode ser feito em qualquer carro, isto é, de qualquer marca. As necessidades precisam ser levadas a sério, já os desejos precisam ser colocados em segundo plano e sé realizados de houver necessidade.
Receita versus despesas
Certa vez ouvi um conselho bastante simples, mas eficiente quanto a administração financeira: tenha guardado 3 vezes o valor que você ganha. Seu que para muitos isto é uma utopia, mas quando possé vel é uma regra importante, afinal, se você perder seus rendimentos hoje, como irá sobreviver amanhé ?
Dicas de economia
Para a melhor administração do seu dinheiro e o equilé brio das contas pessoais, algumas dicas será o particularmente é teis:
- Se o dinheiro está curto, elimine os gastos que não são absolutamente necessérios.
- Pare de usar o cartão de crédito e evite o pagamento mínimo do cartão. Faça a um esforé o e pague a fatura cheia.
- Comer fora de casa é caro e em boa parte dos casos desnecessério.
- Priorize educação, saúde e outros itens necessérios.
- Quando possé vel avalie a possibilidade de ter uma segunda fonte de renda com um trabalho extra, ou explorar outras fontes de renda.