Consumo consciente e Educação  Financeira
14/02/18

Consumo consciente e Educação Financeira

noticia_102371

Em uma sociedade em que é mais importante o TER do que o SER, abrem-se as portas para a discussão sobre o consumo consciente e sobre o que, como e por que consumimos.

Consumir é um ato que nós praticamos todos os dias: consumimos produtos e serviços, seja um alimento, uma mesa de madeira, uma roupa ou um filme. Entretanto, a forma como consumimos e o que consumimos mostra se estamos sendo responsé veis ou não com o futuro do nosso planeta. Consumo consciente é mudané a de hábitos para evitar o desperdé cio e adquirir produtos e serviços que não prejudiquem a sociedade e o nosso planeta. é optar por apagar a luz quando se sai de um lugar, é economizar papel, é optar por produtos reciclé veis para não degradarmos o meio ambiente, é fechar a torneira para não desperdié ar a é gua, recurso esse tão escasso. é optar por produtos naturais e orgé nicos do que alimentos com agrotáxicos, visando melhor saúde e qualidade de vida.

A ideia de consumo consciente vai na dire é o de que o nosso planeta não possui recursos naturais infinitos. Se não cuidarmos dos nossos recursos, faltaré o é gua, alimentos e tudo aquilo necessério para a nossa sobrevivé ncia. O tom parece apocalé ptico, mas infelizmente é a mais pura verdade. Sé temos o nosso planeta Terra para nos suprir, não hé outro lugar no universo (pelo menos até agora). Desta forma, não hé mais espaís o para ostentação, pois segundo André Trigueiro em sua apresentação sobre consumo consciente no TED Talks, hoje o ser humano quer já ostentar a abundé ncia onde hé escassez. Outra informação interessante é que 20% da humanidade consome 80% dos recursos naturais, afirma o Banco Mundial. O consumismo se tornou a mola propulsora do desenvolvimento econé mico e a sociedade precisa fazer algo urgentemente, pois a destrui o não pode ser confundida com desenvolvimento. Precisamos diminuir o impacto do consumo sobre os recursos naturais. Precisamos dar menos importância é propagandas que nos induzem cada vez mais a consumir produtos.

O consumo consciente está totalmente ligado com a Educação Financeira, pois quando utilizamos os 4 pilares da metodologia DSOP criada pelo PhD Reinaldo Domingos já diagnosticar, sonhar, oré ar e poupar -, verificamos se estamos gastando mais do que ganhamos, descobrimos onde estão os desperdé cios, priorizamos os nossos sonhos, damos prioridade é coisas que são realmente é teis para a nossa vida e para a nossa família, e adequamos o nosso padrão de vida. Aprendemos a comprar be, pois não compraremos mais por impulso, preferiremos manter um estilo de vida saudável do que um estilo voltado apenas para o status, e sempre nosé questionaremos se o produto que desejamos realmente é importante para a nossa vida.

O nosso planeta clama para que mudemos os nossos hábitos e comportamentos. Mudar significa abraé ar o consumo consciente para um novo estilo de vida. Além de mudar a nós mesmos é necessério usar a nossa liderané a para influenciar as pessoas ao nosso redor para que também despertem para esta nova conscié ncia. Mais do que falar em consumo consciente é praticé -lo ao consumir produtos naturais, separar o lixo corretamente, reciclar os materiais, não utilizar materiais que possam poluir o meio ambiente, não comprar produtos de empresas que reforé am o trabalho escravo e o desmatamento, economizar é gua e energia. Tudo isso não favorece apenas o nosso bolso, mas também a nossa qualidade de vida e o nosso lindo planeta.