Será que eu já paguei essa conta?
Você provavelmente já repetiu essa pergunta várias vezes e, em várias outras, sabia que tinha algo pra fazer, mas a lembrança das faturas não passou nem perto da sua cabeça. Você, inclusive, coloca a culpa na memória quando recebe juros por um pagamento atrasado, acertei? Mas já parou pra pensar que esquecer de pagar as contas do mês pode ter a ver com você passar o dia todo pensando em mil coisas ao mesmo tempo?
O cansaço não é a única consequência dessa nossa rotina estressante. Dormir mal, não ter tempo para se cuidar e preocupação em excesso prejudicam a memória. E a sua saúde financeira pode ser uma vítima disso!
Mas você não precisa simplesmente aceitar essa situação, né? Dá para seguir essas 5 dicas e fugir do risco de ficar com o nome sujo!
- Cole uma tabela em um lugar que você sempre veja
O que os olhos não veem o coração (e nem a memória) não sente. Então, o primeiro segredo é tornar as datas de pagamentos bem visíveis! Faça uma tabela com todas elas e cole-a em um lugar de alcance máximo dos seus olhos – na geladeira pode ser uma boa! Assim, toda vez que você passar pelo local, se lembrará da tarefa.
- Coloque as contas fixas no débito automático
Aquelas contas que se repetem todos os meses, como o convênio médico ou a mensalidade da escola das crianças, podem ser colocadas no débito automático do cartão para que você não corra o risco de esquecê-las. Já é uma preocupação a menos né?
- Programe as datas das contas para o mesmo dia
Uma boa dica para não se atrapalhar com as datas de pagamento e acabar esquecendo de alguma é agendar todas elas para o mesmo dia do mês. Quer melhorar ainda mais isso? Então programe o vencimento das contas pra perto do dia em que você recebe seu salário. Assim, você garante que ainda terá dinheiro disponível para arcar com esse compromisso e não corre o risco de gastar o dinheiro necessário com outras despesas.
- Acione lembretes para essas datas
Lembretes no calendário do celular também podem te ajudar a não deixar passar nenhuma data importante – confessa, você já faz isso com os aniversários dos familiares, né? Por que não fazer o mesmo com os vencimentos das contas? Também vale experimentar aplicativos como o Bills Reminder e o Bill Keeper, onde é possível programar notificações que te lembram de pagar as contas alguns dias antes de elas vencerem.
- Antecipe os pagamentos quando for possível
Se, mesmo com todas essas dicas, você ainda se atrapalha, a melhor alternativa é pagar as contas antecipadamente. Logo que você receber o boleto, já acerte a despesa. Assim, você garante que nada passará despercebido e não corre o risco de arcar com juros por atraso.
Mas não dá pra se preocupar só com o dinheiro né? É ainda mais importante cuidar de si mesmo! Se a sua memória está sendo prejudicada, pode ser um aviso de que algumas mudanças no dia a dia devem ser feitas. Saúde em primeiro lugar, sempre!
Com todas essas dicas, se prepare pra dizer adeus aos juros por atraso!