11 hábitos para implementar antes do ano acabar e começar 2019 do jeito certo
06/11/18

11 hábitos para implementar antes do ano acabar e começar 2019 do jeito certo

10-Dicas-de-como-economizar-dinheiro-e-controlar-finanças-pessoais-3
  1. Crie um orçamento (finalmente)

Saber quanto de dinheiro está entrando e saindo durante o mês é fundamental para o seu sucesso financeiro.

Isso é chamado de fluxo de caixa, e a melhor maneira de gerenciá-lo é criando um orçamento(para acompanhar seus gastos).

Dessa forma, você pode direcionar seu dinheiro para te dizer qual caminho seguir. Você consegue decidir quanto deseja guardar e quanto você gastará em compras.

Certifique-se de incluir tudo, absolutamente todas as suas despesas. Não se esqueça do café que você pega no caminho do trabalho ou do dinheiro gasto no estacionamento todos os dias.

Seu orçamento é o seu roteiro para o sucesso financeiro.

  1. Planeje sua vitória (mais conhecida como: sair das dívidas)

Você sabe qual o melhor momento para sair das dívidas? Isso, agora mesmo, neste exato minuto.

Nunca haverá um momento melhor para pagar sua dívida do que o agora, parece estranho pensar nisso, sabendo que talvez no futuro você passe a ganhar mais?

Mas pense que se no futuro você tiver maiores ganhos, você também terá maiores responsabilidades. Ao longo do tempo, suas responsabilidades financeiras aumentam – pense na sua família, casa, filhos, etc.

Então, comece a planejar o que você vai fazer e o que será necessário para acabar com as dívidas – seja um emprego paralelo ou um corte de gastos.

Isso provavelmente vai exigir um sacrifício, mas acredite em mim quando digo que você vai iniciar 2019 mais leve e focado ao tomar essa iniciativa.

  1. Aumente seus conhecimentos sobre finanças pessoais

Metas de leitura para o ano que vem? Comece agora e foque em ler livros sobre educação financeira.

É importante para o seu futuro que você aprenda pelo menos o básico das finanças pessoais.

Ninguém se importa mais com suas finanças do que você mesmo, então, guarde um tempo para ler alguns livros, assim você termina o ano e já começa o próximo em um bom ritmo.

  1. Pare de atrasar seus pagamentos

Um dos melhores hábitos financeiros para aderir, é nunca pagar as suas contas em atraso.

Existem muitas maneiras de garantir que elas sejam pagas em dia.

Sendo assim, aproveite esse momento para configurar pagamentos automáticos. Acredite, isso não é nada complicado, mas se preferir, outra opção também viável é configurar lembretes no seu celular.

Não é fã de tecnologia? Não tem problema, a gente descomplica: Use seu calendário e risque com lápis vermelho nas datas de vencimento.

Certifique-se de manter suas contas organizadas para que você nunca se esqueça de pagar em dia.

Quando você paga suas contas no prazo, você mostra a si mesmo que é uma pessoa responsável. E se isso não é o bastante, pense que você nunca mais precisa se preocupar com juros e taxas de atraso.

  1. Comece a economizar – AGORA!

Você sabia que o hábito de “se pagar primeiro” pode te ajudar a construir uma riqueza a longo prazo? Mas calma, antes de começar a pensar em uma mudança de vida confortável, precisamos montar nossos alicerces.

Primeiro, você deve construir um fundo de emergência e em seguida um plano de investimentos. Seja qual for o valor que você pode economizar, não importa se é pouco, você deve guardar.

Uma vez que você tenha uma reserva de emergência para pelo menos seis meses, você pode começar a economizar para outras coisas, como realizar o sonho de dar entrada em uma casa, em um carro novo, ou melhor ainda – uma conta de investimento que pode realmente te tornar rico.

  1. Se livre da necessidade de satisfação imediata

É tentador estar comprando aquela bolsa ou aqueles sapatos novos, mas você parou para pensar se você precisa deles? Aposto que não.

Na maioria das vezes, fazemos compras por impulso, então tente se perguntar novamente. Comprar isso vai realmente fazer você feliz? Por que você sente que deseja ter esses produtos?

Fazer essas perguntas pode te ajudar a se livrar dos impulsos de compra.

Mas se ainda assim tá difícil de resistir, que tal usar a regra das 24 horas? Vá para casa. Pense nisso. Verifique o orçamento. Se, 24 horas depois, você ainda quer e pode pagar, vá em frente e gaste o dinheiro.

  1. Divide as contas com alguém? Comunique-se!

É importante ter reuniões regulares para falar de orçamento, seja com seu cônjuge, ou com o amigo que divide a casa com você, afinal, o dinheiro é importante para ambos.

Utilize esse tempo para examinar como estão indo as finanças de vocês, verifiquem os gastos. Isso ajuda a saber exatamente como está a sua situação financeira.

Agora, focando em um relacionamento a dois, você precisa de comunicação em todas as áreas do seu relacionamento – incluindo as finanças.

Nunca esconda dinheiro ou gastos, pois isso não pode levar a nada além de raiva, desconfiança e brigas.

Seja honesto!

  1. Pare de se comparar com seus amigos

O sucesso financeiro é uma maratona, não uma corrida.

Não tente alcançar as mesmas vitórias de curto prazo que seus amigos, você tem sua própria vida e suas próprias vitórias para batalhar.

O que isso quer dizer?

É simples, se você precisa se preparar e pagar seus empréstimos ou financiamentos, como as dívidas do Fies por exemplo, ignore aquela viagem ou o carro novo que você tanto queria.

Seus amigos podem ter um background diferente do seu, então não adianta tentar viver a vida exatamente como eles. Faça tudo no seu próprio tempo e quando você tiver condições.

  1. Procure formas de ganhar dinheiro extra

Vai ter algum tempo livre neste final de ano? Aproveite!

Aposto que quando mais novo você já usou de diversas formas criativas para conseguir um dinheirinho, e só porque agora você está trabalhando não há nenhuma razão para você não continuar buscando isso.

O segredo é balancear seu tempo: tire alguns momentos para fazer algo que te gere uma renda extra, mesmo que seja de apenas 5 a 10 horas por semana.

Isso pode te ajudar a fazer um enorme progresso em direção a seus objetivos financeiros.

  1. Concentre-se em sua carreira

Já está dando 100% de si em seu trabalho?

Dê 110% e pense cuidadosamente sobre o futuro de sua carreira. Procure trabalhar em uma empresa onde você tem uma boa chance de subir na carreira.

Busque conhecer as pessoas certas que podem criar uma forte rede de oportunidades para você, isso tudo pode parecer sorte, mas com a dedicação certa é bem alcançável.

  1. Fale abertamente sobre o dinheiro

Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente prefere falar sobre qualquer outra coisa do que falar sobre dinheiro.

Uma vez que ainda é um assunto tabu, às vezes nós o evitamos completamente. Mas isso não vai te ajudar a atingir seus objetivos.

Se a sua melhor amiga soubesse que você está tentando economizar dinheiro, ela pode deixar de te convidar para aquele passeio ao shopping que pode levar todo o limite do seu cartão de credito.

Se seu parceiro sabe que você quer construir um fundo de emergência, ele pode te ajudar a encontrar melhores formas de economizar mais e gastar menos.

Comece a confiar em sua família e amigos mais próximos para falar sobre seus objetivos e sobre dinheiro. O resto acontece sozinho e você terá pessoas que podem te apoiar e te ajudar a manter os bons hábitos.

Pronto para começar?

Você já deve ter notado quantas pessoas estão na academia na primeira semana de janeiro, né? Mas algumas semanas depois, tudo volta ao normal. Por que isso?

A resposta é simples, formar bons hábitos leva tempo e exige um compromisso real.

Você não pode simplesmente ‘querer’ e em um passe de mágica realizar seus projetos – você realmente precisa colocar a mão na massa, mas não espere o novo ano começar para isso!