04/07/12

A crian a e o dinheiro

É comum usar a mesada para incutir nos filhos lições sobre como administrar, gastar e poupar mais ajuizadamente. Mas há uma divisão entre os pais – e os especialistas em finanças familiares – sobre uma questão: a mesada deveria ser ligada à realização de tarefas? Pedimos que dois especialistas debatessem a questão via e-mail.

Neale Godfrey, fundadora da Children’s Financial Network Inc., uma empresa voltada a estimular a educação financeira, é a favor de associar a mesada a tarefas de casa. Jon Gallo, diretor da área de administração do patrimônio familiar da firma de advocacia Greenberg Glusker Fields Claman & Machtinger LLP, em Los Angeles, e cofundador da Gallo Consulting, uma firma de assessoria financeira voltada a famílias, defende que as crianças recebam mesada independente de fazerem tarefas de casa. Abaixo seguem trechos editados do debate.

WSJ: Neale, por que a mesada da criança deve se basear em tarefas na casa?

Neale Godfrey: É importante ensinar à criança as consequências naturais do dinheiro. Isso significa que a única maneira de você ganhar dinheiro é merecendo; não existe direito assegurado para isso. Se as crianças tiverem de trabalhar pelo dinheiro delas, também vão começar a entender, e até apreciar, como é difícil trabalhar e ganhar dinheiro. Se acontecer um milagre, elas vão entender que papai e mamãe também precisam trabalhar duro para ganhar o dinheiro deles!

Jon Gallo: Concordo que é preciso evitar que os filhos cresçam achando que estão com a vida ganha. Mas também queremos desenvolver uma ética profissional, que é um senso de responsabilidade e motivação para vencer. Recomendo que os pais dividam as tarefas em duas categorias. As tarefas da família são entregues às crianças porque elas são integrantes da família. Elas não recebem por elas. Em vez disso, a recompensa é uma sensação de realização que ajuda a desenvolver ética profissional. Além disso, os pais podem criar uma lista de tarefas extras para as crianças ganharem dinheiro, geralmente tarefas que os pais pagam a alguém para fazer, como lavar o carro. As tarefas extras ajudam a criança a apreciar o valor de se trabalhar com afinco e aprender que ganhar dinheiro envolve trabalho.

Godfrey: Há dois tipos de tarefas numa família: a de Cidadão da Casa, sem mesada, e a de Trabalho Remunerado. As tarefas de Cidadão da Casa são pessoais: escovar os dentes, organizar seu espaço, guardar os brinquedos, etc. As Tarefas Remuneradas são todas as tarefas de uma casa – arrumar a mesa, lavar a roupa, etc. Essas tarefas são pagas de acordo com um cronograma semanal. As tarefas de Cidadão da Casa representam o "bom comportamento" e se não forem cumpridas, a punição é comportamental, retirando um privilégio da criança, como assistir à TV. Se as Tarefas Remuneradas não são feitas, não há pagamento. Sou contra só pagar às crianças por tarefas que os pais poderiam pagar outra pessoa para fazer. Todo mundo na casa deve trabalhar e aprender todas as habilidades fundamentais para manter a casa funcionando.

WSJ: Jon, se é permitido pagar os filhos para fazer tarefas, por que é uma má ideia basear a mesada em tarefas de casa?

Gallo: Mesada e tarefas da família têm propósitos distintos. A mesada ajuda as crianças a aprender a administrar dinheiro e controlar a necessidade de gratificação instantânea. As tarefas para a família ajudam as crianças a desenvolver ética profissional. Pagar pelas tarefas extras transmite uma mensagem saudável: dinheiro e trabalho duro andam juntos. Confiscar a mesada porque eles não fizeram as tarefas de casa transmite uma mensagem menos saudável: o dinheiro pode ser usado para punir. Se as crianças não fizerem as tarefas da família, sofrerão as consequências. Mas as consequências não devem envolver a mesada. No fim das contas, o problema não é que elas estão abusando da mesada; o problema é que não estão fazendo as tarefas delas. Usar dinheiro como recompensa e punição aumenta a probabilidade de os filhos se tornarem adultos controlados pelo dinheiro. Precisam existir consequências quando nossos filhos desobedecem ou não fazem as tarefas de casa. Mas recomendo que o dinheiro seja usado como punição só se as crianças estiverem gastando erradamente. Se a sua filha recebe a tarefa de tirar os pratos da máquina de lavar antes de ir dormir e não faz, não tire a mesada dela. Ela não está abusando do dinheiro; ela não está cumprindo com a parte justa que lhe cabe como membro da família. Então a acorde 30 minutos mais cedo de manhã e mande esvaziar a máquina!

Godfrey: Não acho que dinheiro possa "controlar" as pessoas. O dinheiro em si não é bom ou mau. A pessoa é que controla o dinheiro. O dinheiro permite à pessoa escolher. Quero que as crianças ganhem o próprio dinheirinho, façam suas escolhas e aprendam com essas escolhas. Se a criança compra algo que depois não quer, aprende uma lição valiosa sobre estabelecer metas e orçamentos. Ela também aprende como é difícil trabalhar para poder fazer aquela compra. É crucial entendermos que o dinheiro é resultado só do trabalho. Não só dou dinheiro às crianças, como faz Jon. Quero que aprendam a ganhar dinheiro. Trabalhar duro e ter orgulho disso é uma lição valiosa.

Gallo: Neale entendeu errado minha posição se acha que dou dinheiro às crianças por nada. A mesada tem um propósito: educar as crianças sobre como administrar o dinheiro responsavelmente e também a resistir à necessidade de gratificação imediata. Esperamos que as crianças façam as tarefas da família sem ter que receber, porque são membros da família e precisam compartilhar os recursos da família. Na minha opinião, esses recursos envolvem uma mesada, não porque quero dar dinheiro a elas por nada, mas porque se realmente queremos que nossas crianças aprendam a administrar dinheiro responsavelmente, precisam ter dinheiro para administrar. É por isso que eu também proponho as tarefas extras; se quiserem mais dinheiro, terão de merecer.

WSJ: Jon, a mesada deveria ser grande o suficiente para que as crianças não precisem fazer as tarefas extras se não quisere, ou ela deve ser mínima para incentivar as crianças a trabalhar para ganhar aquele dinheiro extra?

E Neale, a sra. acha que uma mesada deveria ser relativamente alta para que elas aprendam melhor a lição se não realizarem suas tarefas?

Gallo: Nosso conceito é usar a mesada para transferir à criança a responsabilidade por tarefas que os pais já pagava, ao mesmo tempo em que é permitida a possibilidade de fazer tarefas extras para ganhar dinheiro e comprar outras coisas. Mas ao mudar a responsabilidade, a criança aprende a pensar em termos de escolhas, alternativas e consequências.

Godfrey: Pago às crianças a idade delas por semana, então uma de dez anos recebe US$ 10 por semana. Se você paga muito pouco, eles não conseguem fazer um orçamento e economizar para nada. Se você paga demais, não está ensinando como é difícil trabalhar e ganhar dinheiro.