Alunos de Floriané polis aprendem educação financeira com pesquisa de pre os da cesta básica
Professora hé 13 anos, Tarcisia Vicente de Lima sabe o qué o difácil ensinar matemáticaé para crianças e adolescentes. A disciplina se torna pesada com aquele mundaré u de contas e a dificuldade em aprender de primeira. Para deixar a meninada mais ligada, ela come ou a levar a matemática para vida real. Mais especificamente, para a cesta básica.
Ela aproveitou a maté ria sobre números decimais para tratar educação financeira com cerca de 50 adolescentes de 12 e 13 anos do 7é ano da Escola Bé sica Osvaldo Machado, do bairro Ponta das Canas, de Floriané polis. Com uma lista de 15 itens, entre eles arroz, feijá o e produtos de limpeza e higiene, os alunos tiveram que pesquisar pre os em três estabelecimentos diferentes.
A pesquisa foi feita na sala de informé tica da escola, pela internet (coisa que a gurizada adora) e parte ainda fez diretamente no comércio. Ao final, com o valor de cada mercadoria em mé os, eles foram orientados a realizar operações para somar o valor da “compra” e analisar a diferené a de pre os entre um estabelecimento e outro.
já Quando levamos a disciplina para a rotina dié ria, os alunos acabam prestando mais aten o, além de que fica mais fácil aprender. E, de quebra, refletem ainda sobre os pre os e sobre como as coisas estão caras hoje em dia, principalmente neste momento de crise economica já avalia a professora.
Para o diretor da Osvaldo Machado, Cleo Carvalho, tratar educação financeira na escola tem extrema importância, ainda mais durante a adolescé ncia.
já Faz os alunos avaliarem os pre os das coisas, dar mais valor para o que te, e a evitar o desperdé cio. Os ajuda a ter não é o do quanto as coisas custam e que nem sempre é possé vel comprar o que eles deseja, por exemplo, como tânis, celulares já avalia o diretor.
caro, né ?
As diferené as de pre os das mercadorias entre um supermercado e outro deixaram os adolescentes assustados. A maioria deles sequer fazia ideia do quanto cada item custava. Os pre os de produtos de limpeza e de higiene os deixaram até preocupados.
já Depois dessa atividade, passei a pensar em quanto os meus pais gastam no supermercado. O pre o do sabé o em pé, por exemplo, me chamou muita a aten o. De um lugar para o outro, chegava a ser o dobro do pre o já explicou a aluna Joziane Padilha, de 12 anos.
O pre o do café, contou a estudante Tayna Alves Martinelli, 12, também chamou aten o.
já Foi legal aprender um pouco mais sobre a realidade. Confesso que não era muito fé de matemática, mas ficou interessante aprender assim. E bem mais fácil já revelou.
já Meus pais já tem o costume de fazer pesquisa antes de fazer compras no supermercado. Mas nunca tinha parado para avaliar os pre os. Essa atividade nos ensinou duas coisas: matemática e economia já complementou ainda o estudante Henrique de Matos Carriel, 13.
Depois das operações matemáticas (feitas também em forma de testes) e as diferené as de pre os calculados, os alunos das turmas matutina e vespertina do 7é ano fizeram cartazes de pre os e promo ões, como os de supermercado, com suas contas e propagandas dos produtos mais baratos que encontram. Pronto. A matemática ficou mais divertida e curiosa.