Benefício fiscal da previdência privada
O prazo para a declaração de Imposto de Renda 2022 encerrou-se no final de maio. Agora, você pode já se preparar para ter uma boa restituição de IR no ano que vem. Um dos caminhos é investindo em previdência privada.
Uma das diversas vantagens da previdência complementar fechada para o investidor é o abatimento no cálculo do imposto de renda, com limite de 12% da renda bruta anual, para quem declara no modelo completo. As taxas desse tipo de previdência também são bem menores, pois são mantidas por instituições sem fins lucrativos. Também há ausência de come-cotas e isenção do ITCMD em caso de morte.
O mecanismo de come-cotas tem como objetivo antecipar o Imposto de Renda pago na aplicação. Sua cobrança é realizada semestralmente e interfere no rendimento do investimento, pois a cada cobrança do come-cotas a cota do fundo é desvalorizada. Portanto, o rendimento sobre o saldo fica menor.
A previdência complementar também traz mais segurança para realizar um planejamento de longo prazo. O fato de que aquela contribuição mensal garante uma renda futura torna possível planejar objetivos pretendidos para os próximos estágios da vida com muito mais assertividade.
Ao aderir a um plano fechado de previdência, você pode escolher também como pagar o Imposto de Renda, cobrado em casos de resgate ou recebimento da renda. São duas tabelas:
- Tabela progressiva: segue a mesma regra da tributação sobre os salários e outros rendimentos tributáveis. Vai de zero a 27,5% dependendo do valor recebido.
- Tabela regressiva: ideal para quem pretende investir por 10 anos ou mais. Começa em 35% para aplicações de até dois anos e vai a 10% para investimentos acima de 10 anos.
Com o pagamento da restituição do IR, ou a parcela do 13º é um bom momento para se investir em uma previdência complementar e garantir esses benefícios que trarão vantagens na declaração de Imposto de Renda em 2023.