Caminhar e preciso
10/09/15

Caminhar e preciso

caminhada-atividade-fisica-20132401-size-598Adquirir uma prática dié ria de exercé cios fé sicos pode representar um desafio para muitas pessoas, mas algumas atividades podem ser mais fáceis do que se imagina. Ir caminhando para o trabalho, por exemplo, é uma é tima op o. De acordo com Edina Camargo, professora de Educação Fé sica da Pontifé cia Universidade Caté lica do Parané (PUC-PR), planejar a rota a ser feita a pé é o mais importante, tendo em mente que o melhor caminho nem sempre é o mesmo feito de carro ou de ônibus.

Os deslocamentos praticados em atividades cotidianas, provocam um aumento consideré vel no gasto calé rico, segundo Fernanda Andrade, personal trainer.

já Toda e qualquer caminhada é muito vé lida no processo de emagrecimento e condicionamento fé sico, por isso é importante realizar o máximo de tarefas possé veis a pé já .

Existem inúmeros estudos que defendem a prática fé sica dié ria. Pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, conclué ram que, pessoas que pedalam ou caminham para ir até o trabalho sentem maior bem-estar e preservam a saúde mental. A equipe de pesquisadores estudou dados referentes a 18 anos da vida de cerca de 18 mil britânicos.

Essas pessoas possué am entre 18 e 65 anos, e foram observados mé ltiplos aspectos de sua saúde psicológica. Alguns deles foram sentimentos de infelicidade, fracasso diante dos problemas e falta de sono. Também foram levados em conta fatores que afetam o bem-estar, como renda, filhos, mudané a de casa ou emprego e relacionamentos. Todas as pessoas avaliadas apresentaram melhora em aspectos mentais ao adicionarem alguns minutos de atividades fé sicas dié rias.

Apesar de todos os benefícios, a caminhada também deve ser realizada de acordo com as condié ões fé sicas pessoais, segundo a mé dica Claudia Dias. já é importante que ao iniciar qualquer atividade fé sica, o praticante tenha o cuidado de perceber os limites do próprio corpo, não deixando também de realizar exames médicos perié dicos já .

Pontos importantes a serem levados em consideração são aqueles que motivam o exercé cio. Selecionar ruas mais bonitas e arborizadas para realizar a caminhada é um fator decisivo, e é vé lido também prestar aten o se o caminho escolhido é o mais curto. A pedagoga Ida Rocha, que trocou o carro pelas pré prias pernas no trajeto até seu trabalho, se sentiu motivada ao perceber ruas mais tranquilas para a prática. já Eu tinha vontade de andar, mas o barulho dos carros e a pé ssima qualidade das calé adas me incomodavam muito. Sé fui come ar a andar quando descobri uma rua com calé adas largas e é rvores floridas conta Ida, que desde então come ou a andar também com o cachorro nos parques de sua cidade.

Além de todos os benefícios fé sicos e mentais, a caminhada é também um esporte econé mico. O principal investimento necessério para a prática, segundo Ida, é a compra de tânis especé ficos, que minimizam o impacto e facilitam o movimento.