03/01/14

Como evitar contratempos na hora de alugar um apartamento de veré o

Alugar uma casa ou apartamento de temporada é sempre uma opção a se considerar quando o verão bate à porta. Mas antes de fechar qualquer negócio, é preciso garantir que os desejados dias de férias não irão se tornar dor de cabeça por causa de letras minúsculas em contrato ou falta de atenção na hora de checar se o imóvel é mesmo tudo aquilo que parecia ser nas fotos. Pensando nisso, reunimos na lista abaixo dicas que ajudam você a evitar roubadas na hora de alugar um ‘cantinho’ para sossegar neste verão.

Seja cuidadoso
Alugar uma casa de veraneio merece atenção especial desde a busca pela imóvel. Na internet, as ofertas surgem de diferentes sites e páginas, mas é preciso ter cuidado para não confundir as coisas. "Primeiro verifique se o site é mantido por uma corretora ou empresa conhecida no mercado. Vale a pena também checar o CNPJ da empresa ou se o corretor com quem negocia é ligado ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) do estado. Se for um aluguel de pessoa física, busque indicação com amigos e não feche o negócio se não tiver certeza de que o imóvel corresponde às suas expectativas de preferência e de custos", orienta o sócio-diretor da corretora Elite International Realty, Leo Ickowicz.

Faça uma vistoria
Sabemos bem que vistoriar um apartamento antes de fechar um aluguel nem sempre é fácil, afinal o imóvel costuma estar num local de veraneio, afastado da cidade de origem. Para garantir a segurança do negócio, poré, o esforço de uma visita com antecedência vale sim a pena. "Assim é possível checar se tudo o que foi prometido inicialmente está lá’, afirma Leo Ickowicz. É importante observar o estado de conservação do espaço, se a mobília é suficiente e se os eletrodomésticos estão funcionando. Com isso, também é possível ter certeza do que você precisará levar para garantir o conforto da família: roupa de cama, utensílios e até colchões estão na lista.

Fique atento às despesas
De acordo com a corretora especializada em aluguéis de veraneio, a Pense Imóveis Verão, também é preciso checar desde o início do negócio as despesas que vão além do aluguel. "É comum o proprietário do imóvel à disposição para temporada pedir um depósito de reserva. Nas imobiliárias, o contrato geralmente prevê que o inquilino pague um sinal no momento da assinatura e o saldo até a data de retirada da chave, ou seja, primeiro dia de temporada. Também é cobrada uma taxa de limpeza no dia em que as chaves são devolvidas", destacam os corretores da imobiliária.

Na hora de fazer os pagamentos, certifique-se de que o cheque ou depósito irá direto para a conta acordada em contrato, e não para a de terceiros. Assim, fica garantido que nenhum golpe possa acontecer no meio do caminho. Não se esqueça de guardar cada comprovante.

Deixe tudo bem claro
Durante o processo de aluguel, também é comum mostrar interesse por diversos imóveis, mas ao fechar um negócio, é preciso garantir que todas as partes estão de acordo sobre cada detalhe: dia de chegada e de saída, depósito de reserva como sinal, pagamento do aluguel até o dia combinado, taxa de limpeza, vistorias na chegada e na saída e outras cláusulas comuns dos contratos de temporada. Como a assinatura final é o que prevalece, é imprescindível ter todas essas informações acordadas entre as partes para se evitar qualquer dor de cabeça.

Por fi, como esse prático checklist em dia, nada mais justo do que aproveitar as férias em família com tudo o que se tem direito. Boa praia!