Compras de natal: pagar e vista ou parcelar?
As compras de Natal movimentam e alegram o comércio de dezembro. Afinal, quem não gosta da decoração colorida desta é poca? Para o consumidor, poré, basta uma é nica escolha errada para entrar numa fria nos meses seguintes. Estamos falando das suas finanças !
Na hora das compras, é preciso estar atento é forma de pagamento para não ganhar de presente arrependimentos e preocupações. Geralmente, são duas opé ões: pagar é vista ou parcelar. Apesar da chegada do 13é salário e do aumento da renda no último mês do ano, pagar é vista pode não ser o melhor a fazer. Tudo depende da sua situação financeira!
O GuiaBolso criou um guia simples para te mostrar quando pagar é vista pode realmente valer a pena e quando parcelar pode ser a melhor op o. Confira:
Quando pagar é vista
Pagamentos é vista possibilitam fugir dos juros, negociar descontos e ter maior tranquilidade nos meses seguintes é compra. Por isso, esta op o é é tima para quem tem o dinheiro disponível na conta e, ainda, uma reserva para as contas obrigaté rias do come o de ano (IPVA, IPTU, matré cula escolar, etc). De nada adianta pagar os presentes é vista, mas se endividar no cheque especial para quitar as contas.
Antes de decidir pagar é vista, não se esque a de ter certeza de que as despesas do mês e os próximos gastos obrigaté rios estaré o cobertos. Ou seja, pense se após as compras você terá dinheiro disponível para arcar tranquilamente com todos os outros gastos que costumam aparecer no final do ano além dos recorrentes.
Se você já possué a uma situação financeira conforté vel e ainda recebeu o seu 13é salário para engordar a sua renda neste fim de ano, pode aproveitar o momento para pagar os presentes de Natal é vista e se beneficiar de todos os ganhos que essa forma de pagamento pode te trazer.
Quando parcelar
O parcelamento é uma saé da para despesas emergenciais quando não se tem uma reserva suficiente para comprar algo necessério mas não planejado. Agora, Natal tem todo ano, né ? Todos sabemos que essa é uma é poca de gastos e, por isso, é ideal se planejar e reservar um dinheiro a mais para as compras de dezembro. Mas, se você não conseguiu poupar ao longo do ano e tem uma reserva muito limitada disponível para os presentes de Natal, terá, inevitavelmente, que parcelé -los.
Hé outra situação em que o parcelamento é indicado. O 13é e outros benefícios, como PLR, podem ajudar a aumentar a renda nesse fim de ano e, assim, a quantidade disponível para as compras. Mas antes de decidir usar a grana extra para pagar é vista as compras, avalie se você vai ficar sem reserva no banco. Se a resposta for si, também é indicado parcelar.
O valor gasto pode fazer falta! Se você não tem nenhuma reserva e surge uma emergé ncia, você pode ser obrigado a recorrer a linhas caras de crédito, como cheque especial, e se endividar já e você, com certeza, quer evitar isso, não é ?
Se decidir dividir esse pagamento, é muito importante que a quantidade de meses do parcelamento seja adequada ao seu bolso e não te cause complicações. Calcule quanto do planejamentodos meses seguintes pode ser comprometido, para garantir que conseguiré arcar com o pagamento e não prejudicaré as despesas básicas mensais. Não se esque a de colocar os juros já caso eles existam já na conta! Recomenda-se que as parcelas não somem mais que 5% da sua renda.