Dinheiro tamb m e coisa de crian a
Foi-se o tempo em que não se falava de dinheiro com os filhos. Educá-los desde cedo a ganhar, gastar, poupar e doar é muito importante para que se tornem adultos que saibam se relacionar com o dinheiro de maneira saudável, responsável e inteligente.
Mas existe uma forma ideal? Infelizmente não, pois cada família possui uma realidade. Ainda assim, existem algumas dicas que podem ajudar os pais a encontrarem uma direção.
Exemplo: cada atitude que a mãe e o pai tomam é observada pelos filhos, por isso não adianta fazer uma coisa e pregar outra. Atitudes simples podem fazer com que o pequeno siga o modelo como, por exemplo, elaborar uma lista de compras para o mercado e cumpri-la à risca.
Consenso entre os pais: é importante que pai e mãe decidam como falar com os filhos sobre dinheiro para que não entrem em contradição.
Mesada: ela pode ser um recurso para a educação financeira dos filhos, uma forma de ajudá-los a serem responsáveis pelo seu próprio dinheiro. Mas para isso é preciso que algumas medidas sejam tomadas:
– Definir um dia para o pagamento;
– Estabelecer aumentos de acordo com a idade;
– Ensinar a criança a fazer uma planilha com seus gastos;
– Não complementar a mesada caso ela acabe. A criança deve saber administrar os recursos.
– Não atrelar a diminuição ou aumento da mesada com boleti, mau comportamento ou limpeza de casa. Isso pode estimulá-lo a sempre cobrar pelo que faz.