e preciso conversar sobre o dinheiro
15/03/16

e preciso conversar sobre o dinheiro

cofrinhoEducação financeira não é uma maté ria na escola, mas o cotidiano nos cobra o mínimo entendimento sobre como lidar com dinheiro. Esclarecer esse tema em família e desde a infé ncia facilita o caminho.
Alessandra Silva, de 41 anos, aprendeu desde cedo a importância de poupar, come ou a trabalhar cedo e sempre ajudou em casa. já Comecei a trabalhar aos 13 anos, o que eu ganhava entregava para a minha mé e que pagava as contas da casa já . A secreté ria é mé e de duas meninas e na casa da família o assunto é tratado com seriedade, já eu sempre expliquei que devem guardar, porque uma hora precisa. Mas o dinheiro é delas, e elas gastam da forma como quiserem já .

Desde cedo Victé ria e Anabella, de 8 e 12 anos, puderam encontrar na mé e um exemplo. As meninas não ganham mesada, mas mantem um cofrinho para guardar as moedas que ganham esporadicamente da família. já Minha mé e sempre falava de guardar, e isso passei para as meninas, elas tem muita conscié ncia do valor do dinheiro conta.

Caminho certo

O consultor financeiro Carlos Henrique Piassa não discorda de Alessandra, para ele é importante trabalhar a educação financeira desde os primeiros anos. já A família deve falar com os filhos de educação financeira a partir dos seis anos, que é a idade de entrada na escola, porque é interessante para ela saber o quanto custa o lanche, a bala e o custo das coisas explica.

Além de falar sobre a importância da economia, é é til que se ensine também formas responsé veis de se utilizar o dinheiro. Para Piassa a mesada não deveria ser dada já gratuitamente a criança deve se comprometer com alguma responsabilidade para que receba alguma gratificação, já isso naturalmente evolui e explica para a criança que isso é uma recompensa sobre o trabalho já .

Ele acredita que a conversa sobre finanças precisa surgir espontaneamente dentro de casa. já Não é uma obrigação, mas a responsabilidade vem com essa conversa já .

Alessandra conta que por muitas vezes são as pré prias filhas que dão o exemplo. já As meninas percebem quando está difácil ou é caso de alguma emergé ncia, então elas abrem o cofrinho e oferecem as economias para ajudar já .

Inadimplé ncia

Para o mercado, a noté cia não é positiva para este ano. A inadimplé ncia deve crescer em 2016, tanto para os consumidores quanto para as empresas. A conclusão é de um estudo realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Prote é o ao Crédito), com base em comportamento e tendé ncias dos indicadores que a empresa calcula mensalmente. Para os consumidores, o ajuste estrutural do mercado de trabalho deveré ter impacto, com a inadimplé ncia subindo para 6,8% em 2016, em comparação aos 6,1% de 2015. Em 2016 a Boa Vista prevé que a tendé ncia de maior seletividade dos concedentes de crédito continue.

Arte / A Cidade

Exemplo deve surgir dentro de casa

A vida economica da família, geralmente, gira em torno dos pais e o compromisso de criar adultos financeiramente responsé veis no futuro deve ser deles também. De acordo com Alexandre Nicolella, professor da FEA-RP, o exemplo deve surgir dentro da pré pria casa e não envolver as crianças nas conversas sobre dinheiro acaba influenciando todo o oré amento. já Para muitos filhos parece que os recursos são ilimitados, mas a criança precisa entender que não é . Faz parte da educação tentar fazer com que ela tenha essa percep o explica.

Embora ainda não seja muito comum as famílias falarem abertamente sobre o assunto, é importante que os pais se eduquem quanto ao tema, explica o professor.

Alessandra Silva é um exemplo, já trabalho desde os 13 anos e sempre entendi o valor do dinheiro, com meus filhos não foi diferente, ensinei desde que eles eram pequenos já .

Economia não tem segredo e família deve falar

A vida financeira não trata somente sobre dinheiro, é preciso considerar ações e decisões tomadas, o que normalmente são consequé ncia da educação recebida pelos pais. De acordo com Alexandre Nicolella, professor de economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeiré o Preto (FEA-RP), falar sobre dinheiro e finanças deveria ser algo comum dentro de casa.

já A questão moneté ria é geralmente dos pais e os filhos nem ficam sabendo, e é importante colocé -los na discussão explica. Segundo ele, é importante que todos os membros da família se envolvam no assunto. já Para mim os dois principais erros que os pais cometem são, evitar o tema e não incentivar o comportamento responsável ante ao dinheiro explica.

Carlos Henrique Piassa já é mais enfé tico, segundo ele o tema deveria ser obrigaté rio na mesa do jantar. já A família tem que falar sobre antes que algo aconte a, para que num momento de dificuldade o filho tenha conscié ncia e entenda melhor as mudanças já .