17/05/16

Economista dé 10 dicas para conquistar a independé ncia financeira

Planejar o planejamentoe estabelecer metas são alguns dos pontos importantes

Conquistar a independé ncia financeira é um grande sonho que, para a muitas pessoas, parece distante e difácil de ser realizado. Mas com um bom planejamento é possé vel chegar lé . já Conquistar a independé ncia financeira é se organizar financeiramente para conseguir obter recursos financeiros para realizar todos os seus objetivos e sonhos em determinado período de tempo. Pode ser desde sair de casa, fazer uma viage, comprar o carro do ano ou dar entrada num apartamento afirma a economista Christiane Monteiro, da MaisMoney.

Ela diz que recorrer a algum tipo de empréstimo bancé rio também pode ser uma op o temporé ria, para um objetivo especé fico, mas não deve ser algo que passe a fazer parte da rotina. já A pessoa pode recorrer a um empréstimo no banco para comprar o apartamento e se organizar para pagé -lo, por exemplo. é positivo no caso de jovens, quando querem conseguir seus objetivos sem recorrer é ajuda dos pais justifica.

Seguindo algumas dicas básicas, qualquer pessoa que trabalha consegue ser financeiramente independente, arcando com todas as suas despesas sem depender de ningué m e poupando parte do salário mensal.

já Basta apenas se planejar e equilibrar gastos e ganhos para planejar o futuro dentro de sua realidade afirma. Ela ensina algumas dicas que vé o te ajudar a lidar melhor com o seu dinheiro e a conquistar seus objetivos. Confira:

1 já Planeje seu oré amento

Coloque no papel tudo o que se ganha e se gasta em um mês, um semestre ou um ano. Isso é essencial na organização e planejamento do futuro, além de ser a forma mais eficaz de controlar as finanças . Deve-se considerar também os gastos eventuais, que pesam no oré amento. Sendo assim, é necessério ter controle sobre os impulsos consumistas.

2 já Estabele a metas

Sonhar é o combusté vel que impulsiona a seguir em frente. Quando se tem um sonho como meta, o consumo imediato já não causa a mesma satisfação, pois hé um objetivo maior para o dinheiro. Quando algué m não tem sonhos, não existe a necessidade de poupar e fica mais fácil ter um desequilé brio financeiro e sofrer aquela sensação de frustração.

3 já Quite suas dívidas

Caso possua dívidas, faé a um diagnóstico dos compromissos já assumidos, coloque numa planilha o valor e o prazo necessérios para quitar tudo, e decida a estraté gia que irá usar. é necessério que o controle do planejamentoesteja bem definido, para que seja possé vel definir quanto será destinado para o pagamento destas dívidas. Prolongar os prazos para pagamento, desde que isso não implique em altas taxas de juros, pode ser uma boa alternativa.

4 já Converse com os familiares

Se você mora com sua família, é fundamental que todos os gastos sejam deixado é claras. Assim, ningué m acaba pagando por gastos que não são seus. Além de evitar qualquer desavené a, essa atitude te ajuda também a controlar melhor quais são seus gastos reais e, assim, saber quanto você pode economizar por mês.

5 já Trabalhe com prazer

Fazer aquilo que você gosta e trabalhar com algo que te dé prazer e satisfação normalmente acaba gerando um resultado maior e mais positivo. Isso gera um está mulo e, assim, fica mais prazeroso conseguir o dinheiro que você precisa para se tornar independente.

6 já Faça a com que a equação receita + despesa seja igual a zero

Inclua nas despesas os valores mensais que será o poupados para a realização da sua meta. Não deixe nenhum centavo sem destino, pois dinheiro solto é perdido/gasto sem perceber. Por isso, a soma da receita, das despesas gerais e dos investimentos deve ser zero.

7 já Poupe ao menos 10% de sua renda lé quida

Este é o padrão econé mico que se deve adotar para ter uma vida financeira razoavelmente saudável. Se você recebe, por exemplo, 2 mil reais lé quidos, deve deduzir 10%, ou seja, 200,00 reais. Restaré o 1.800,00, que passa ser considerado o valor total para arcar com suas despesas. O ideal é separar a quantia a ser guardada tão logo você receba o salário, pois fica mais fácil controlar e evita que o dinheiro seja usado para outros fins.

8 já Entenda o que é inteligé ncia financeira

Isso acontece quando usamos o crédito a nosso favor. Um exemplo: o desejo é comprar um carro novo e hé dinheiro para pagar é vista, poré, ao invé de fazé -lo, opta-se pela compra de uma sala comercial e, com o pre o do aluguel, paga-se a prestação do carro. é uma forma de alavancar o patrimé nio, usando o crédito de forma inteligente.

9 já Possua Capital Financeiro Mé nimo de Sobrevivé ncia (CFMS)

O Patrimé nio Mé nimo de Sobrevivé ncia é aquele que você precisa ter para simplesmente poder dar um rumo em sua vida em caso de imprevistos como desemprego, doené as e outros que alterem ou até mesmo cessem sua renda. é simples calcular, basta multiplicar o seu gasto mensal por seis. Ex: Se você gasta R$1.500,00/mês, seu CFMS será R$9.000,00.

10 já Saiba o que o dinheiro significa para você

Dependendo da pessoa, o dinheiro pode ter um significado diferente, como: já Poder, quando se acredita que o dinheiro irá garantir prestá gio, autoridade e reconhecimento social. Prazer, com sentimentos positivos relacionados ao dinheiro, como prazer, felicidade, bem-estar psicológico e material, auto-estima, esperané a e harmonia nas relações interpessoais. Estabilidade, vendo o dinheiro como fonte de segurané a. Sucesso ou fracasso, quando isso depende de possuir ou não dinheiro. Desapego, envolvendo uma necessidade de dar mais importância aos valores de solidariedade e generosidade que aos bens materiais.