Educação financeira
O ano de 2015 promete grandes desafios para a economia brasileira. A inflação em nosso país ainda está em um nível elevado. Hé uma perspectiva de elevação de vários pre os importantes como combusté veis e energia. Tivemos, nos últimos anos, um crescimento econé mico insignificante. O governo está gastando mais do que sua arrecadação. O cené rio externo torna o quadro ainda mais desafiador. A desaceleração da economia chinesa pode diminuir a exportação brasileira para aquele país. A Europa ainda patina em sua recuperação economica. A recuperação da economia norte-americana, que, a princé pio, poderia ser uma boa noté cia, pode ter consequé ncias negativas. A primeira delas é o fortalecimento do dé lar levando é desvalorização do real. Com o dé lar mais caro, os produtos importados aumentam de pre o e isso acaba pressionando a inflação. A segunda consequé ncia é a migração de investidores para os Estados Unidos, esvaziando o mercado de capitais no Brasil. Hé ainda o quadro polé tico onde os desdobramentos do escé ndalo de corrup o na Petrobras podem afetar ainda mais a economia brasileira.
O próximo ano come a com a posse dos governadores e presidente eleitos ou reeleitos na última elei o. A esperané a é que eles consigam enfrentar de uma forma competente os desafios de 2015, garantindo estabilidade e desenvolvimento para nossa economia e tranquilidade para a nossa população.
Diante desse quadro, será cada vez mais importante o controle e planejamento financeiro por parte das famílias brasileiras. Pre os em alta, economia com crescimento menor, taxas de juros aumentando já todos esses fatores tem um impacto significativo nas finanças domêsticas. Para evitar o desequilé brio financeiro e ajudar em possé veis novas escolhas que tenham que ser feitas é fundamental que se invista na educação financeira. é preciso ter cada vez mais hábitos saudé veis que podem garantir um resultado positivo em nossa vida financeira.
Como todo fim de ano é um tempo propé cio para reflexé o dos nossos hábitos e como 2015 demandaré uma melhoria de nossa educação financeira, preparamos algumas dicas para que 2015 possa se tornar concretamente um ano de mudanças na vida financeira.
1) O equilé brio financeiro é a base do sucesso da vida financeira. Monte o seu oré amento, levante seus ganhos e seus gastos. Lembre-se da lei mais importante da educação financeira: sé se pode gastar menos do que se ganha.
2) é preciso ter objetivos. A organização da vida financeira é o caminho para se conquistar os objetivos. Sonhe, trace planos. Mas veja o que será preciso fazer para se conquistar esses sonhos, inclusive no plano financeiro.
3) Todos os seus sonhos podem se realizar. Fazer uma viagem incré vel, comprar um imé vel ou abrir um negé cio próprio. Mas é preciso estabelecer um caminho até eles. E ter disciplina para realizar as ações que será o necessé rias.
4) Reflita sobre o seu consumo. Procure direcionar o seu consumo para aquilo que é realmente importante para você e para aqueles que você ama. Tente descobrir o que realmente te faz feliz.
5) A preocupação com a vida financeira deve ser compartilhada. Na relação a dois deve haver espaís o para o dié logo. Sonhos devem ser divididos para que o esforé o seja multiplicado.
6) A busca por educação financeira deve ser ampliada em nossa família. é importante que esse tema esteja presente na vida de nossos filhos. Para que eles tenham uma vida mais saudável hoje e no futuro.
7) é preciso celebrar todas as conquistas. Nossa vida não deve ser somente de sacrifé cios. Mas é preciso que isso seja feito de uma forma planejada e equilibrada.
8) Lembre-se que estamos vivendo cada vez mais. é preciso nos organizar para ter uma vida
conforté vel durante toda nossa existância. O come o desse preparativo deve ser agora!
9) é importante que você fique atento. Mudané as acontecem ao longo do percurso. Positivas e negativas. é preciso saber readequar os planos.
10) Faça a sempre um balanão. Comemore sua evolu o e levante os pontos que ainda precisam de aten o. Mantenha a disciplina.