Educação financeira familiar
já EDUCAR já Vem do latim educare, por sua vez ligado a educere, verbo composto do prefixo ex (fora) + ducere (conduzir, levar), e significa literalmente ‘conduzir para fora’, ou seja, preparar o indivé duo para o mundo.
Partindo deste princé pio, temos a educação como ferramenta base, necessé ria ao crescimento de um individuo e porque não de uma família, sendo assim, podemos dizer que a Educação Financeira (conforme nosso artigo já já Familiar já ) seria a preparação financeira de uma família para viver em meio ao mundo; mas como educar financeiramente nossa esposa, nossos filhos, nós mesmo? Parece uma tarefa difácil.
A cada dia mais e mais famílias vivem em crise financeira… Por falta de um planejamento, de orientação… De uma já educação neste é mbito já ; tratar disso parece até uma tarefa difácil de acontecer, que precisa de anos de estudos, de pesquisa… Claro que quanto mais conhecimento, maior é o controle sobre a situação, poré m ter uma educação financeira dentro da nossa casa é bem mais simples do que parece, podemos come ar com 04 itens bé sicos como:
1) dié logo entre todos: o dié logo deve ser aberto entre os membros da família, independentemente da idade (claro que não vamos chamar um bebé para a conversa) ou contribui o de valores;
2) levantamento das receitas: saber o que se ganha é fundamental para um controle financeiro;
3) levantamento das despesas: ter controle dos gastos é a chave mestra ao controlar finanças ;
4) separar necessidades: é comum termos gastos desnecessérios que é vezes acabam sendo os vilões de uma crise financeira;
Como citado no item já 1 já o dié logo deve ser aberto a todos, pois ele é o alicerce de todo o desenvolvimento. Coisas simples como estas podem levar a um bom resultado… Basta colocar em prática.