12/04/13

Educação financeira incentiva visão empreendedora

 Juros, precificação, lucros e descontos são termos que costumam se restringir à vida adulta. Poré, quando esses assuntos são abordados desde cedo, ainda na vida escolar, crianças e adolescentes passam a ter noções de valores, adquirem mais independência e autonomia para equilibrar gastos e lazer e, assim, definir as prioridades do dia a dia. 

 
Atento à necessidade de despertar nos alunos essa visão empreendedora e consciente, o Complexo Educacional Contemporâneo passou a ensinar a disciplina de educação financeira para alunos do 5º ano. As aulas acontecem quinzenalmente, intercaladas com as de filosofia, uma vez que as duas matérias se complementam na função de levar os jovens à reflexão, como esclarece a coordenadora pedagógica do colégio,Jocélia Barbosa, que também é especialista em Educação. “A matéria deve ser passada de forma lúdica, levando os estudantes à avaliação do que realmente é necessário, e o que é apenas uma vontade momentânea”, explica.
 
Durante as aulas, são confeccionados cofres pelos próprios alunos como uma forma de incentivar o gasto consciente e a economia. “Montamos aulas práticas na lousa eletrônica, que envolvem conceitos matemáticos como taxas, lucros e descontos para ensiná-los a administrar as suas mesadas, fazendo-as render mais”, argumenta a professora interdisciplinar Luciana Marques.
 
Por todo o país os benefícios da educação financeira na vida dos jovens são discutidos. De acordo com o levantamento feito com base no curso piloto de Estratégia Nacional de Educação Financeira (Enef), realizado pelo Banco Mundial, entre os estudantes que tiveram as aulas, 63% poupam pelo menos uma parte de sua renda e 78% passaram a ter mais disposição para negociar preços e meios de pagamento.
 
Apesar de o efeito ser a médio e longo prazo, os primeiros sinais do resultado das aulas já estão sendo sentidos na escola. “Eu estou aprendendo a guardar uma parte da mesada que não preciso gastar para usar depois, quando eu realmente precisar”, planeja a aluna Élika Vilar, de olho no futuro.
 
 “O objetivo da disciplina não é apenas passar regras e técnicas rápidas, mas fazer com que o aluno entenda a importância do seu dinheiro, como gastá-lo e como poupar também”, afirma Jocélia. Entre as atividades programadas para este semestre pela escola estão a simulação de compras no mercado, uma ação que visa aproximar os jovens estudantes da realidade e, acima de tudo, prepará-los para as responsabilidades e desafios do dia a dia.