Educação financeira nas escolas: por que inserir na grade curricular?
O número de famílias brasileiras endividadas alcanãou seu maior nível do ano em agosto: 62,7%, de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplé ncia do Consumidor (Peic). Se por um lado a população adulta é a grande protagonista dessa histé ria, por outro, as crianças devem ser o foco, educando-as financeiramente para a formação de uma sociedade mais consciente e sustenté vel num futuro próximo.
E a melhor maneira de englobar diversos pé blicos de uma sé vez, tornando o processo mais eficiente, é inserindo a educação financeira na grade curricular das escolas. Assim, crianças, jovens e adultos (corpo docente, pais/responsé veis e comunidade) tem a oportunidade de aprender como utilizar e administrar os recursos financeiros, sendo que, para cada faixa eté ria, hé um material próprio e uma linguagem apropriada, para melhor entendimento e aproveitamento das informações.
Diante do cené rio de crise e instabilidade, empresas que oferecem esse tipo de serviço já sentem a mudané a e uma procura maior sobre o assunto pelas instituições de ensino. já Estamos com uma demanda muito grande nas implantações de projetos de Educação Financeira em escolas particulares, treinando professores para serem disseminadores desse conte do explica Reinaldo Domingos, presidente da DSOP Educação Financeira, empresa pioneira no ramo.
De ano passada para este ano, o número de escolas adotantes do Programa de Educação Financeira nas Escolas saltou de 1200 para 1500. Parcerias de projetos sociais foram firmadas com instituições do gabarito da Bradesco, Vila Sé samo e Metlife, além de inserir o material didé tico e paradidé tico em escolas estaduais e de prefeituras.
Por que inserir o assunto nas escolas?
já O crescimento e o desenvolvimento de uma sociedade dependem também de educar financeiramente os cidadãos, ensiné -los a controlar seus recursos e respeitar seu oré amento;
já Mais do que instruir sobre como administrar seus bens, a educação financeira promove uma mudané a de comportamento e de velhos hábitos com relação ao uso do dinheiro;
já Para mudar a situação dos endividados, somente com educação financeira, que deve ser ensinada, especialmente, nas escolas (do Ensino Infantil ao Mé dio), pois o que as crianças e jovens aprendem no colé gio levam para dentro de casa, contaminando os pais e familiares com esses princé pios;
já Tem-se muita informação sobre macroeconomia; no entanto, quando se trata de microeconomia, pouco se sabe;
já Um dos postos-chaves é a questão de poupar. Guardar dinheiro é a prática que permite a realização dos sonhos, que é outro tema que não recebe a importância que merece;
já A educação financeira dialoga diretamente com os conte dos das disciplinas formais ensinadas nas escolas;
já Com a linguagem adequada para cada faixa eté ria, é possé vel mostrar aos alunos como lidar com as finanças do dia a dia, se planejar, poupar para os sonhos e conquistar a independé ncia financeira;
já As escolas que adotaram a educação financeira em currículo relatam não apenas benefícios para os alunos, como nos pais e professores;
Hé também os benefícios para a pré pria escola, que, além de se destacar no mercado por oferecer um ensino diferenciado, pode ter a inadimplé ncia reduzida ao estender o ensinamento para os pais.