Educação  financeira vem de ber o, afirma especialista
04/07/16

Educação financeira vem de ber o, afirma especialista

Galeria2-3049

Diversas teorias falam sobre o que se deve ensinar a uma criança desde os primeiros meses, poré, pouco se diz sobre como a educação financeira pode mudar a vida de uma pessoa quando se aprende desde pequeno. Apesar de parecer difácil, educar financeiramente uma criança é possé vel atravós de pequenas atitudes dié rias e os resultados será o colhidos ao longo da vida.

Educação financeira é um nome pomposo para definir algo que deve ser feito durante as nossas vidas: definir as necessidades e planejar os gastos, considerando a renda disponível. Uma conta aparentemente fácil, mas onde muitos adultos se complicam mensalmente.

Planejar os gastos deveria ser é bvio, mas muita gente vive sem ter a menor não é o do quanto ganha, o que gastam e o que poderia ser economizado. E é por isso que muitas famílias brasileiras se enrolam em dívidas e persistem em maus hábitos, que são, consequentemente, passados para os filhos.

Mas ele(a) é tão pequeno. Vai entender se eu falar de dinheiro? Essa é a pergunta de muitos pais que querem ensinar aos filhos como lidar com dinheiro, poré, acabam deixando para quando a criança for mais velha. Mas sabe aquele brinquedo que o filho pede? Ou um produto no mercado? Saber lidar com essas situações e explicar para as crianças o quanto isso é vié vel ou não para a família fazem parte da educação financeira.

Para muitos pais ir ao supermercado com as crianças é uma tortura, porque eles pedem vé rias coisas, especialmente aquelas de marcas com personagens, que costumam ser mais caras. Mas essas são oportunidades importantes para explicar é crianças o que é necessério comprar para a casa, o quanto a família pode gastar e quais são as prioridades. Integrar os pequenos a esse processo é uma das formas de se inserir a educação financeira no dia a dia.

Se a criança ainda não tem não é o de valores, é possé vel explicar as possibilidades atravós de comparações, ou seja, que para comprar um pacote de biscoito mais caro, será necessério deixar uma bandeja de iogurte, por exemplo, pois a família não pode deixar de comprar os itens da cesta básica para as refeié ões dié rias.

Quando os filhos são maiores a já semanada já (mesada por semana) é uma é tima forma de ajuda-los a aprender como gastar o dinheiro e a saber economizar quando se quer comprar algo importante. E mais do que apenas dar o dinheiro, é preciso explicar o que é possé vel fazer com o valor e a questionar a criança sobre o que ela deseja comprar, para saber como gastar.

Eu poderia citar vé rias formas de se aplicar a educação financeira em casa, contudo, o mais importante é que os pais entendam que esse tema deve fazer parte dos ensinamentos no lar, pois uma criança que aprende a ser financeiramente responsável, será um adulto que não terá ou terá menos problemas com as finanças no futuro.

Para se ter uma ideia, no come o do ano mais de 60 milhões de brasileiros estavam endividados, segundo uma grande empresa de registro de inadimplé ncia, e acredito que grande parte dessas dívidas poderia ser evitadas se essas pessoas tivessem recebido educação financeira em casa. Enté o, quer criar o seu filho para ser um adulto bem sucedido financeiramente? Ensine educação financeira em casa.