Está chegando a hora de se preparar para o Imposto de Renda 2022: confira nossas dicas
A declaração anual do Imposto de Renda não é nenhum bicho de sete cabeças, mas deixar para organizar os informes de rendimento e comprovantes em cima da hora pode causar um bom estresse nos contribuintes. Por isso, organizar tudo o que você irá precisar informar na declaração com antecedência pode lhe poupar de uma incomodação e tanto. Além disso, na pressa para enviar no prazo, as chances de cometermos erros aumentam, podendo levar à malha fina (ou seja, quando a Receita identifica erros na declaração e cobra multas por isso).
A Receita Federal deve liberar o programa deste ano em breve, mas as como escapar da malha fina e se planejar para não passar sufoco? É sobre isso que vamos falar nesse texto.
Para a declaração de 2022, quem teve renda mensal acima de R$ 1.903,98 precisa enviar à Receita Federal. Você precisa enviar a declaração se cumprir também uma série de outras premissas. Veja abaixo a tabela disponibilizada pela própria Receita Federal:
Junte a documentação com antecedência!
Alguns documentos são obrigatórios e devem ser informados preenchimento da declaração. Confira abaixo:
- Dados pessoais, tanto do titular como dos dependentes e alimentados;
- Informações sobre rendimentos e rendas recebidas. Quem é assalariado recebe da(s) empresa(s) os informes de rendimentos, mas também precisa separar informações sobre rendimentos de pessoas físicas, aluguéis, investimentos e outros recebimentos obtidos, tanto do titular como dos dependentes;
- Informações sobre bens e direitos (e neste grupo será preciso informar IPVA dos veículos e dados que estão no IPTU dos imóveis) e os saldos das contas bancárias, aplicações e investimentos;
- Informações sobre pagamentos realizados (aqui entram as despesas médicas e despesas com educação, que podem ter limite de isenção determinado pelas regras do Imposto de Renda);
- Dados sobre as dívidas e ônus. Vale ressaltar que dívidas com crédito consignado, empréstimo pessoal ou cheque especial acima de R$5.000,00 precisam ser informadas. (Fonte: FDR Economia Simplificada)
Você sabia que é possível pagar menos Imposto de Renda?
É isso mesmo, é possível fazer deduções na declaração do IR e, assim, pagar menos imposto anualmente. Isso pode ser feito quando o contribuinte comprova que obteve gastos ao longo do ano, reduzindo o percentual tributado na hora da declaração. É o caso de quem teve gastos com educação, saúde e planos de previdência privada e opta pela declaração pelo modelo completo.
E aí, bora antecipar a organização para não passar aperto e não errar na declaração de ano? Fica ligado que em breve traremos mais dicas sobre o assunto aqui no site do Programa A Escolha Certa.
Gostou? Siga o Programa A Escolha Certa nas redes sociais. Estamos no Facebook e no Instagram.