Ganhou na loteria e perdeu tudo, por qué ?
Aos 16 anos Callie Rogers foi a pessoa mais nova a ganhar na loteria britânica e sua fortuna se tornou equivalente a R$ 6,5 milhões de reais. Em dez anos Rogers gastou tudo em drogas, roupas caras e cirurgias plásticas.
Hoje ela se diz mais feliz do que nunca, vive em uma casa modesta, muito mais barata que a anterior, com seu marido, seu filho e seus dois enteados, entretanto tem apenas o equivalente a R$ 6,8 mil no banco.
Infelizmente seus erros a fizeram aprender da forma mais difícil o valor do dinheiro, provavelmente com mais educação financeira a história teria umfinal bem diferente.
Por isso selecionamos três lições que podemos tirar do caso Rogers sobre os danos que a falta de educação financeira podem trazer.
1. Dar valor ao dinheiro.
Como já dizia o ditado popular “o que vem fácil vai fácil”. Esse se mostrou mais uma vez verdadeiro, como Callie ganhou esse dinheiro e não trabalhou por ele, gastá-lo foi muito mais fácil
2. Não pensar que dinheiro é infinito.
Apesar de ter ganhado um valor significativo, o seu dinheiro um dia iria acabar, e acabou. Apenas consumir um patrimônio sem fazê-lo trabalhar por nós é procurar o seu fi, não importa a quantidade que estamos falando. Gastar muito é mais fácil do que a gente pensa.
3. Procurar ajuda sempre que necessário
Quando Rogers ganhou o prêmio era muito jove, e não tinha maturidade para administrá-lo. Se nessa ocasião tivesse procurado algum planejador financeiro capaz de auxiliá-la com seu plano de vida, sua situação hoje seria muito mais confortável.