01/06/16

Independé ncia financeira

Conquistar a sua liberdade, ficar livre daquelas dívidas que tiram o sono, poder planejar o futuro com tranquilidade, tudo vai depender da sua disposi o de entender e adotar alguns princé pios muito importantes.

Ser independente financeiramente representa viver com recursos suficientes que lhe deem tranquilidade diante diversas situações: desemprego, aposentadoria, velhice, compra da casa pré pria, etc. Para isso é necessério ter um patrimé nio já o comumente chamado já pé de meia já já que sé poderé ser formado se sua renda for maior que seu custo de vida mensal.

Existem vé rias maneiras para se alcané ar esse objetivo. Todas elas dependem de muito planejamento e disciplina.

Passo a passo

O primeiro passo é come ar a poupar. Tendo um bom controle do planejamentodomêstico fica fácil identificar quais despesas podem ser reduzidas para se atingir um objetivo de poupané a mensal.

O segundo passo é investir a sobra todo mês procurando produtos de investimento que atendam aos objetivos principais de tempo e valor: quando você pretende utilizar essa poupané a? Daqui a seis meses, daqui a cinco anos? Para cada prazo existe um investimento adequado.

Fique ligado!

Os juros, por menores que seja, ao longo do tempo vé o já engordando já sua poupané a. No mínimo, vé o proteger seu dinheiro contra a inflação.

Outro objetivo importante é a formação de uma reserva para emergé ncias. Ela vai te dar tranquilidade quando surgirem os imprevistos.

Quando existe na sociedade essa conscié ncia de acumular dinheiro para formar um patrimé nio que garanta a independé ncia financeira, subentende-se que as pessoas estão se organizando e ajudando a economia de seu país, principalmente na redução dos né veis de inadimplé ncia, como também na formação de sua poupané a interna, a qual possibilitaré ao país os investimentos necessérios para seu desenvolvimento sustenté vel.