14/08/12

Inseparé veis: finanças pessoais e a sua vida profissional

Passar por um período de dificuldades financeiras não é nada agradável. E todos que já tiveram esta experiência (ou estão passando por ela) sabem que esta situação traz consigo alguns efeitos colaterais, que acabam influenciando outros aspectos de nossa vida. Gostaríamos de analisar aqui de que maneira as nossas finanças pessoais acabam influenciando o nosso trabalho.

Diversos estudos mostram os impactos negativos que os problemas financeiros causam no desempenho profissional das pessoas. Mas seria possível listar cada um desses impactos e como eles afetam a produtividade profissional?

Para se ter uma idéia da magnitude dessa questão, uma pesquisa realizada em abril de 2008 pela Kaiser Family Foundation aponta que 61% dos norte-americanos estavam com sérios problemas financeiros. No Brasil não temos uma estatística formal, mas sabemos que não ficamos muito atrás dos americanos.

Os impactos negativos no desempenho profissional causados por problemas financeiros podem ser relacionados em dois grupos: os diretos e os indiretos.

Mas afinal, é possível evitar que problemas financeiros contagiem o ambiente de trabalho?
Be, não há como pensar no indivíduo vivendo em dois mundos totalmente independentes, o pessoal e o profissional. Estes mundos se inter-relacionam. É muito difícil que um estresse financeiro não interfira na vida profissional. Entretanto, podemos tentar minimizar esta influência. Aqui vão algumas dicas:

Pode parecer difícil, mas não desanime ! E lembre-se, todo este processo o ajudará a lidar com o dinheiro de modo consciente, conhecendo as implicações de suas decisões e tendo uma atitude equilibrada.