IPVA, IPTU e demais gastos: como se planejar
12/02/16

IPVA, IPTU e demais gastos: como se planejar

imagens_19120151532410Ano vai, ano ve, e a reclamação da maioria das pessoas continua sendo sobre os gastos pesados dos primeiros meses, que sempre trazem problemas ao planejamentofinanceiro. Tem IPTU, IPVA, matré cula e material escolar, fora as despesas fixas mensais e as parcelas remanescentes do cartão de crédito. Mas e se em vez de reclamarmos toda vez, fazermos algo para mudar essa situação de uma vez por todas?

Esse é o segredo: se reeducar financeiramente, ou seja, mudar os hábitos erré neos que já estão enraizados em nossa rotina e não nos deixam sair desse círculo vicioso de reclamar da vida financeira. Não se consegue pagar as contas e muito menos fazer algo prazeroso, como comprar algo que queria, fazer uma viage, trocar de carro, etc. Hé diversos livros, palestras e cursos que abordam o assunto de maneira simples e eficaz já alguns até online e gratuitos, é sé procurar

Mas vou dar aqui algumas orientações importantes a esse processo para que já coloquemos hoje mesmo em prática. Vamos come ar, então, com coisas mais simples, como listar as despesas que já sabemos que vamos ter nos próximos 12 meses. Aquelas datas comemorativas, feriados, taxas (IPTU, IPVA) e contas fixas mensais, ou seja, tudo o que já sabemos de antemé o que vamos gastar.

Claro, não dé para ser exato, mas tem como extrair uma média, que ajudaré no planejamento financeiro. Coloque no papel já ou num planilha, aplicativo, o que preferir já tudo o que conseguir lembrar e o valor de cada item. Dessa maneira, é possé vel comparar com os ganhos (a receita) mensais e ver se está de acordo. é comprovado que de 20% a 30% de tudo o que consumimos é desperdé cio/supé rfluo, o que nos mostra que é possé vel reduzir ou até cortar muitos gastos. Essa é a hora da reflexé o para ajustar e come ar um ano diferente.

Um adendo importante: os sonhos/objetivos, tanto individuais quanto coletivos (no caso de quem tem família) devem ser colocados também nesse controle. Eles é que irá o nortear o novo planejamentofinanceiro que vou ensinar a vocês agora. A maioria das pessoas aprenderam a fazer a seguinte conta: Ganhos (-) Gastos = Lucro/Prejué zo. Isso está completamente errado. Se funcionasse dessa maneira, todo mundo que aprendeu a fazer conta de adi o e subtração nunca ficaria endividado, pois sabe que se gastar mais do que ganha, vai ficar negativo.

A educação financeira, que falei anteriormente, lida com comportamento, que não é uma cié ncia exata, como a matemática, mas sim humana. Portanto, se você quer, a partir de hoje, come ar a ter uma vida de mais realizações, o planejamentofinanceiro deve ser feito assim: Ganhos (-) Sonhos (-) Gastos. Si, os sonhos devem vir na frente, eles é que vé o determinar o seu novo padrão de vida.

Parece que vai diminuir o seu poder de compra, certo? Em princé pio, até vai, mas com o tempo irá perceber que está aprendendo a priorizar, isto é, vai gastar menos com coisas pontuais e impulsivas e mais com aquilo que realmente importa: os objetivos de vida. E então o jogo vai virar; você vai enriquecer de bons momentos, experié ncias e lembrané as e colecionar menos dívidas que não agregam valor algum.

Esse planejamento financeiro também vai permitir que você tem uma visão macro das suas finanças de curto prazo, podendo já guardar dinheiro para pagar todas essas despesas é vista e com desconto. Se ainda precisar parcelar, pelo menos estaré fazendo isso com conscié ncia, já retendo o dinheiro para as parcelas, e não sendo pega de surpresa cada vez que a fatura chegar.

Falando especificamente do IPTU e IPVA,uma dé vida muito comum é em relação é condi o de pagamento:é vista ou a prazo? Mas, antes de ter essa resposta, é preciso saber em que situação financeira se encontra: endividado, equilibrado financeiramente ou investidor. Se for a primeira ou segunda op o, já se sabe que não conseguiré realizar o pagamento inteiro de uma vez, sobrando o caminho do parcelamento.

Se a situação financeira estiver mais conforté vel, recomendo que o pagamento seja feito é vista,já que obterá 3% de desconto no IPVAe 4%, em média, no IPTU. Enfi, com planejamento, é possé vel terminar e come ar o ano com segurané a de uma vida financeira saudável e muitas realizações.

é E então, vamos juntos fazer de 2016 um ano melhor?