21/09/12

Li es de educação financeira com a festa de casamento

Não dá para negar, o CASAMENTO é um dos fatos mais importantes de nossa vida, e por isso é sempre muito festejada. O dia do matrimônio é geralmente marcado por uma celebração religiosa, seguido por uma grande festa onde a felicidade dos noivos, dos pais e dos convidados é comemorada!

Lições de educação financeira com o casamento

Tudo be, muitos podem dizer que para a maioria dos convidados o que vale mesmo é a festa (a celebração religiosa é só algo que eles têm que agüentar para poder beber o “champagne”). E tem sempre aquele tio casado que fica o tempo todo fazendo piadas sobre a felicidade dos noivos, do tipo “eu nunca soube o que é ser realmente feliz até casar. Aí já era tarde demais…”.

Vamos deixar estas observações de lado e aproveitar este tema para fazer uma reflexão prática de Educação Financeira.

A decisão de se casar não é lá tão simples, ela envolve muitos aspectos emotivos e comportamentais que não são o objetivo deste blog. Assim, vamos simplificar as coisas e partir do pressuposto que as 2 condições primordiais para um casamento acontecer estão presentes:

Assim, o momento agora é de preparar a festa de casamento. É neste momento que as opções são muitas, e os gastos também. Vamos tentar dar algumas dicas para você realizar uma festa memorável, mas sem colocar em risco a sua viagem de lua de mel!

É claro que existem muitas outras dicas que poderiam ser dadas. O objetivo aqui não é esgotar todas as possibilidades, mas sim despertar o seu interesse para o tema e começar uma discussão saudável no casal.
Poré, se o seu companheiro ou companheira é um daqueles “mão-de-vaca” irreparáveis, que acreditam que o ideal mesmo seria não fazer festa nenhuma (no máximo aquele “jantar com os pais”), neste caso você pode, e deve, usar a famosa frase: casamento é uma vez só na vida!